Triste notícia para o automobilismo brasileiro foi confirmada nesta sexta-feira (13/09)

0

O Brasil na Fórmula 1 é um país de grande tradição, com mais de 100 vitórias e oito títulos mundiais. Nomes como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Rubens Barrichello, Emerson Fittipaldi e Felipe Massa estiveram defendendo a bandeira brasileira em mais de 70 da categoria máxima do automobilismo mundial.

Mas a atual realidade do Brasil na Fórmula 1 é completamente diferente. A temporada de 2024 da categoria marca um aniversário amargo para o automobilismo brasileiro: completam-se 15 anos desde a última vitória de um piloto brasileiro. Em 13 de setembro de 2009, Rubens Barrichello conquistou o GP de Monza, na Itália, pilotando pela Brawn-Mercedes.

Essa vitória foi a segunda de Barrichello naquele ano, com a primeira sendo no GP da Europa, em Valência, em agosto. Esses resultados foram decisivos para que Barrichello terminasse a temporada na terceira posição do campeonato, com 77 pontos, atrás de Sebastian Vettel e do campeão Jenson Button, seu companheiro de equipe na Brawn.

Desde a aposentadoria de Barrichello em 2012, o Brasil enfrentou um longo jejum. Felipe Massa foi o piloto mais notável após Rubinho, mas sua última vitória ocorreu no GP do Brasil de 2008, quando disputou o título mundial até a última corrida contra Lewis Hamilton. Massa se aposentou em 2017, e desde então nenhum outro brasileiro conseguiu repetir seus feitos na Fórmula 1.

Brasil segue na esperança de ter um novo representante

Atualmente, o Brasil conta com dois pilotos na Fórmula 1, mas ambos como reservas. Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão Emerson Fittipaldi, é piloto reserva da Haas em 2024, enquanto Felipe Drugovich, campeão da Fórmula 2 em 2022, ocupa a posição de piloto reserva da Aston Martin. A nova esperança é Gabriel Bortoleto. Atualmente vice-líder da Fórmula 2, o brasileiro é cotado para assumir uma vaga na Audi/Sauber em 2025.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.