Sebastian Vettel: Fenômeno da F1, vitórias, recordes e aposentadoria

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Sebastian Vettel é um piloto de automobilismo alemão, considerado um dos mais talentosos e bem-sucedidos de sua geração. Ao longo de sua carreira na Fórmula 1, foi campeão quatro vezes e venceu 53 corridas, o que lhe coloca entre os principais nomes da história da categoria.

Vettel iniciou sua carreira no kart aos sete anos de idade e rapidamente mostrou habilidade. Ele subiu pelas categorias de base do automobilismo, até chegar à Fórmula 1 em 2006, como piloto de testes da equipe BMW Sauber. No mesmo ano, teve a oportunidade de disputar seu primeiro Grande Prêmio como substituto de Robert Kubica.

Em 2008, se juntou à equipe Toro Rosso e conquistou sua primeira vitória no Grande Prêmio da Itália, tornando-se o mais jovem piloto a vencer uma corrida de F1, aos 21 anos. Seu desempenho impressionante chamou a atenção da Red Bull Racing, onde se transferiu em 2009.

Na Red Bull, alcançou seu maior sucesso na categoria. Ele conquistou quatro campeonatos mundiais consecutivos de 2010 a 2013, estabelecendo-se como um dos pilotos dominantes da época. Também foi fundamental para a equipe, ajudando na conquista de quatro títulos consecutivos do mundial de construtores nesse período.

Após seu tempo na Red Bull, competiu pela Ferrari de 2015 a 2020. Embora não tenha conquistado um campeonato mundial no time italiano, obteve várias vitórias e mostrou seu talento e habilidade como piloto de elite. Em 2021 e 2022 correu pela Aston Martin, e se aposentou no fim daquele ano.

Quem é Sebastian Vettel?

Sebastian Vettel nasceu em 3 de julho de 1987, em Heppenheim, Alemanha. Ele é conhecido por sua carreira na Fórmula 1, onde se destacou como um dos pilotos mais talentosos e bem-sucedidos da história.

Vettel iniciou sua carreira no automobilismo aos sete anos de idade, competindo em corridas de kart. Sua habilidade e força chamaram a atenção das equipes de corrida e, aos poucos, subiu nas categorias de base, ganhando experiência e conquistando vitórias ao longo do caminho.

Em 2006, fez sua estreia na Fórmula 1 como piloto de testes da equipe BMW Sauber. No ano seguinte, teve sua primeira oportunidade como piloto titular substituindo o piloto titular da BMW Sauber, Robert Kubica, no Grande Prêmio dos Estados Unidos. A partir daí, sua carreira decolou e rapidamente mostrou seu talento, conquistando sua primeira vitória na F1 em 2008 com a Toro Rosso.

No entanto, foi durante sua passagem pela Red Bull Racing que alcançou o auge de seu sucesso. Entre 2010 e 2013, conquistou quatro campeonatos mundiais consecutivos, estabelecendo-se como um dos pilotos mais dominantes da Fórmula 1 nesse período. O alemão também estabeleceu vários recordes, incluindo o mais jovem tetracampeão e a sequência de nove vitórias consecutivas em uma única temporada.

Após sua passagem pela Red Bull, foi contratado pela Ferrari em 2015, onde competiu até 2020, acabou não vencendo nenhum campeonato com os italianos e se aposentou em 2022, correndo pela Aston Martin. Vettel é considerado um dos grandes pilotos da história da Fórmula 1 e seu legado no esporte é significativo.

Início de carreira no automobilismo

Sebastian Vettel deu início à sua carreira no automobilismo aos sete anos, quando começou a pilotar karts. Em 2004, competiu na Fórmula BMW Alemã, vencendo impressionantes 18 das 20 corridas disputadas e conquistando o título da competição. Seu desempenho chamou a atenção, despertando o interesse da BMW, o que o levou a realizar testes com a equipe nos anos seguintes.

A Williams também demonstrou interesse em Vettel, e em 2005 se tornou piloto júnior da equipe. Durante aquela temporada, ele participou de 17 grandes prêmios, representando a equipe nas pistas. Entretanto, não disputou nenhuma corrida, seu trabalhou aconteceu principalmente antes dos Grandes Prêmios.

Passagem de Sebastian Vettel pela Fórmula 1

A passagem de Sebastian Vettel pela F1 foi marcada por momentos de sucesso, conquistas expressivas e uma presença destacada no cenário automobilístico. Ele comprovou um talento excepcional e se estabeleceu como um dos pilotos mais talentosos e bem-sucedidos de sua geração.

Após sua estreia na Fórmula 1 com a BMW Sauber e uma passagem rápida pela Toro Rosso, se juntou à Red Bull Racing em 2009. Foi nessa equipe que alcançou seus maiores sucessos. Ao longo de sua carreira, lá conquistou quatro campeonatos mundiais consecutivos de 2010 a 2013, tornando-se o mais jovem tetracampeão da história da Fórmula 1.

Após sua bem-sucedida passagem pela Red Bull, foi para a Ferrari em 2015. Embora tenha conseguido algumas vitórias e conquistado o vice-campeonato em duas ocasiões, a jornada foi marcada por momentos de dificuldade em competir com a Mercedes, equipe dominante na época.

Em 2021, Vettel ingressou na Aston Martin (anteriormente Racing Point), buscando um novo desafio em sua carreira. Teve um desempenho apagado, terminando os dois campeonatos apenas em 12º lugar. Mas, conseguiu um pódio na corrida do Azerbaijão, em sua primeira temporada, quando chegou em segundo lugar após sair de 11º.

Começo de Vettel na Fórmula 1 com a Sauber

Sebastian Vettel fez sua estreia na Fórmula 1 em 2006 como terceiro piloto da BMW Sauber. Ele teve a oportunidade de participar dos treinos livres para o Grande Prêmio da Turquia. Com apenas 19 anos e 53 dias de idade, se tornou o piloto mais jovem a participar de um evento de F1.

Sua estreia oficial na categoria ocorreu durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2007, ao substituir o piloto titular da equipe, Robert Kubica. Nessa corrida, o alemão mostrou seu talento e experiência ao terminar em oitavo lugar, conquistando seu primeiro ponto na categoria máxima do automobilismo.

Foi um marco importante em sua carreira, demonstrando seu potencial desde os primeiros passos na Fórmula 1. Na mesma corrida, o outro piloto da equipe e também alemão, Nick Heidfeld, teve uma pane hidráulica no fim e não terminou. Além disso, Vettel se tornou o piloto mais jovem a marcar pontos em sua corrida de estreia, no GP dos Estados Unidos de 2007.

Estreia oficial na Toro Rosso e vitória inesperada

Pouco antes do Grande Prêmio da Hungria de 2007, Sebastian Vettel foi confirmado como o novo piloto da Scuderia Toro Rosso, substituindo o americano Scott Speed, que havia saído após desentendimentos com a equipe. Portanto, naquele ano mesmo em que havia dirigido a Sauber por uma corrida, teve a chance de ouro de ser titular na F1, chegando em quarto lugar na China.

Em 14 de setembro de 2008, de forma surpreendente, Vettel conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 e também a primeira vitória da Toro Rosso no Grande Prêmio da Itália. Com esse feito, tornou-se o piloto mais jovem a vencer uma corrida, com apenas 21 anos, três meses e oito dias. A equipe venceu novamente na Itália, em 2020, com Pierre Gasly, as únicas duas vezes na história do time.

Enorme sucesso de Vettel na Red Bull

Em 2009, Sebastian Vettel juntou-se à equipe Red Bull, substituindo David Coulthard, que havia se aposentado na final de 2008. Em 19 de abril de 2009, no GP da China, conquistou sua segunda vitória na F1 e a primeira para a RBR. Em 1º de novembro, terminou em segundo lugar no campeonato mundial, tornando-se o piloto mais jovem a alcançar esse feito, ficando atrás do campeão Jenson Button.

Na temporada de 2010, começou marcando a pole position nas duas primeiras etapas, mas teve problemas no carro que o fez perder a liderança, inclusive sendo obrigado a abandonar na segunda corrida. Sua primeira vitória na temporada veio na terceira corrida, na Malásia, onde superou seu companheiro de equipe, Mark Webber. Em 14 de novembro, Vettel se tornou o campeão da Fórmula 1 ao vencer a última corrida da temporada, sendo o mais jovem da história, com 23 anos, 4 meses e 11 dias.

A temporada 2011 não foi nada emocionante: Sebastian Vettel ganhou cinco das seis primeiras corridas. No total, teve 11 vitórias, quatro segundos lugares e só não pontuou em Abu Dahbi, quando abandonou. Justamente na Alemanha, foi a outra prova em que não chegou no pódio.

Em 24 de fevereiro de 2012, recebeu o “Silberne Lorbeerblatt” (folha de prata), a mais alta condecoração concedida pelo governo alemão aos esportistas, do presidente da Alemanha, Horst Seehofer, em reconhecimento ao bicampeonato conquistado.

Em 25 de novembro de 2012, Vettel se tornou o mais jovem tricampeão mundial da Fórmula 1 ao chegar em sexto lugar no Grande Prêmio do Brasil, última prova da temporada. Ele conquistou o título com três pontos de vantagem sobre Fernando Alonso, que ficou em segundo lugar.

Em 27 de outubro de 2013, quebrou outro recorde e se tornou o mais jovem tetracampeão mundial da Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio da Índia, com quatro provas de antecedência. Com uma temporada perfeita e sem erros, ganhou nada menos do que nove provas consecutivas e mais quatro ao longo do ano, igualando um feito de Michael Schumacher, que depois foi quebrado por Max Verstappen, em 2022.

Durante o fim de semana do Grande Prêmio do Japão de 2014, anunciou que deixaria a Red Bull no final da temporada de 2014, antes do termo de seu contrato, que estava previsto para terminar apenas em 2015. Havia uma clausula que permitia essa saída, caso o carro não fosse competitivo. No ano de despedida, perdeu para seu companheiro Daniel Ricciardo e não ganhou nenhuma prova.

Lutas por títulos e fracassos na Ferrari

Em 20 de novembro de 2014, a Scuderia Ferrari anunciou a contratação de Sebastian Vettel por três temporadas, a partir de 2015, substituindo Fernando Alonso. Sua primeira vitória pela nova equipe veio no Grande Prêmio da Malásia de 2015, marcando sua 42ª vitória na carreira e superando Ayrton Senna em número de conquistas.

Embora tenha vencido logo na segunda corrida do ano e mais duas vezes na temporada, o alemão não conseguiu brigar pelo título com os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Chegou ainda sete vezes em terceiro e três em segundo, com apenas um abandono. Foi suficiente para acabar o mundial em terceiro lugar.

Parecia que 2016 seria um bom ano, mas deu tudo errado e ele conseguiu apenas três segundos lugares, não ganhou nenhuma vez e acabou a competição em quarto lugar. Naquele ano, o carro da Ferrari teve três abandonos e muitas provas ficando abaixo do índice esperado.

Vettel voltou com tudo para a temporada 2017 da Fórmula 1 e venceu na abertura, somando três vitórias e três segundos lugares nas seis primeiras corridas, naquele momento era líder do campeonato e parecia seguir rumo ao título. Acontece que na sequência do ano, só ganhou mais duas vezes, terminando em segundo lugar. Hamilton foi o campeão de novo.

E 2018 começou de forma semelhante, com duas vitórias nas primeiras corridas, Sebastian Vettel saiu na frente da Mercedes e liderava o campeonato até a 11ª corrida, disputada na Alemanha. Chovia na pista e ele liderava, mas saiu e bateu sozinho, dando a vitória de bandeja para Hamilton, que embalou no campeonato e conquistou outra taça, o inglês havia largado em 14º lugar.

No Grande Prêmio da Bélgica de 2018, alcançou sua 51ª vitória, superando Alain Prost e se tornando o terceiro piloto com mais vitórias na história da categoria. Naquele momento, já havia acumulado 52 vitórias. Foi também sua última vitória no ano e a penúltima da carreira, sendo que em 2019 ganhou em Singapura, a derradeira.

Em 12 de maio de 2020, a Ferrari confirmou oficialmente que o tetracampeão mundial não renovaria seu contrato com a equipe e deixaria o time ao final da temporada 2020 da Fórmula 1. O período de Vettel na Ferrari marcou uma fase de altos e baixos, com momentos de sucesso, mas também desafios e frustrações.

Aposentadoria com a Aston Martin

Em 10 de setembro de 2020, foi anunciado que Sebastian Vettel se juntaria à Aston Martin a partir da temporada de 2021, substituindo Sergio Pérez. A equipe havia mudado de nome, antes se chamava Racing Point e antes ainda, Force India.

Em 6 de junho de 2021, durante o Grande Prêmio do Azerbaijão, conquistou um pódio em segundo lugar, tornando-se o primeiro pódio da Aston Martin na F1. Foi um momento significativo para a equipe e para Vettel, demonstrando seu talento e habilidade na pista.

Em 28 de julho de 2022, o alemão surpreendeu ao criar sua conta oficial no Instagram, algo que ele evitava há muito tempo, demonstrando um maior envolvimento com as mídias sociais. No mesmo dia, anunciou que iria se aposentar da Fórmula 1 ao final da temporada de 2022, encerrando uma carreira de sucesso e deixando sua marca na história da categoria.

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