Emerson Fittipaldi é considerado por muitos como um dos maiores pilotos brasileiros da história da Fórmula 1, com dois títulos mundiais de pilotos conquistados ao longo de sua carreira. Além de suas habilidades dentro das pistas, Fittipaldi foi um dos responsáveis pela criação da primeira, e única, equipe brasileira da história da categoria, a Copersucar-Fittipaldi. Ela durou pouco tempo na categoria, mas foi o suficiente para fazer história na categoria.
A Copersucar-Fittipaldi não conseguiu conquistar títulos de construtores ao longo de sua existência. Porém, Emerson Fittipaldi, ao longo de sua carreira, conseguiu vencer quatro títulos de equipes com a Lotus e McLaren, sendo que na primeira foi onde ele conseguiu ter mais sucesso na categoria. Foram três títulos conquistados por lá e apenas um conseguiu vencer pela McLaren.
Emerson Fittipaldi é um dos brasileiros com mais títulos de equipes na F1
Atualmente, o piloto com mais títulos de equipes na história da Fórmula 1 é Lewis Hamilton, que conquistou oito títulos mundiais, todos com a Mercedes entre os anos de 2014 a 2021. Rubens Barrichello é o brasileiro com mais títulos conquistados durante sua passagem pela categoria, com seis títulos mundiais, sendo cinco com a Ferrari e um com a Brawn GP.
Ayrton Senna vem logo em seguida, com cinco títulos mundiais conquistados, sendo quatro com a McLaren e um com a Williams, sendo que em 1994, por ter sido o piloto titular até o GP de San Marino, ele é considerado campeão com a equipe. Emerson Fittipaldi fica com Top-3 brasileiros com mais títulos de construtores conquistados.