Brawn GP: Surgimento fulminante, resultados inesperados e só uma temporada na F1

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A equipe Brawn GP surgiu como resultado de uma aquisição e uma história notável na Fórmula 1. No final de 2008, a Honda Racing F1 Team anunciou sua retirada da categoria devido à crise econômica global. Como o futuro incerto da equipe, Ross Brawn, ex-chefe de equipe da Honda, liderou um processo chamado “management buyout” para adquirir os ativos remanescentes e fundar a Brawn GP.

A temporada de estreia em 2009 foi excepcional. A equipe conquistou tanto o título de construtores quanto o título de pilotos, com Jenson Button se tornando o campeão mundial de Fórmula 1. O desempenho dominante da equipe foi atribuído à engenharia inteligente do carro, que incluía o uso de difusores traseiros inovadores.

Apesar do sucesso inicial, o Brawn GP enfrentou desafios financeiros e logo foi vendida. Em novembro de 2009, a montadora alemã Mercedes-Benz, em parceria com a Aabar Investments, adquiriu uma participação majoritária de 75,1% na equipe. Isso resultou na mudança de nome para Mercedes GP a partir da temporada de 2010.

A passagem para o Mercedes GP marcou o início de uma nova fase para a equipe. Os alemães investiram recursos substanciais para desenvolver a equipe e transformá-la em uma força competitiva na F1. Ao longo dos anos, a equipe evoluiu e se tornou a Mercedes-AMG Petronas Formula One Team, alcançando um sucesso notável com campeonatos múltiplos de pilotos e construtores.

O que foi a Brawn GP?

A Brawn GP Formula One Team foi uma equipe de Fórmula 1 que surgiu em 6 de março de 2009, por meio da aquisição da Honda Racing F1 Team liderada por Ross Brawn, ex-chefe de equipe da Honda na Fórmula 1, após a retirada dos japoneses da categoria no final de 2008. Até esta data, Rubinho e Button estavam fora do grid da temporada.

O time teve uma ascensão meteórica, alcançando o título de pilotos e construtores em sua primeira e única temporada. Seus pilotos foram Jenson Button, que conquistou o Campeonato Mundial de Fórmula 1 e Rubens Barrichello. Todo o sucesso foi creditado a Ross Brawn, que conseguiu transformar uma equipe com dificuldades financeiras, como a antiga Honda F1, atingindo um nível notável, com aproveitamento superior a 75% dos pontos disputados, tornando-se a melhor marca da história da categoria.

Em 16 de novembro de 2009, foi anunciado que a Mercedes-Benz, em parceria com a Aabar Investments, havia adquirido uma participação majoritária de 75,1% na Brawn GP. A equipe foi então renomeada para Mercedes GP e passou a competir com essa nova identidade a partir da temporada de 2010.

Por que a Brawn GP foi criada?

Devido à crise econômica mundial, a Honda anunciou sua saída da Fórmula 1 no dia 5 de dezembro de 2008, colocando a equipe à venda. Em 6 de março de 2009, por meio de um processo denominado “management buyout”, Ross Brawn adquiriu os ativos remanescentes da equipe e fundou a Brawn GP.

A estreia da equipe ocorreu no Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, em 29 de março de 2009. Foi uma estreia de grande sucesso, sendo apenas a terceira vez na história da Fórmula 1 em que uma equipe estreante conquistou as duas primeiras posições do pódio (a última vez havia sido com a Mercedes no Grande Prêmio da França de 1954). Além disso, obteve uma dobradinha no grid de largada.

O chefe e proprietário, Ross Brawn, montou um carro altamente competitivo no início da temporada, levando Jenson Button a conquistar seis vitórias em sete corridas. Essas vitórias garantiram ao inglês o título de campeão mundial de pilotos e à equipe o título de campeã mundial de construtores. Rubens Barrichello também conquistou duas vitórias no decorrer da temporada de 2009 da Fórmula 1,

Quem era o dono da Brawn GP?

O dono era Ross Brawn. Após a aquisição dos ativos remanescentes da equipe Honda Racing F1 Team, ele fundou a Brawn GP em março de 2009. Além de ser o proprietário, também ocupava o cargo de chefe de equipe. Sua liderança e expertise desempenharam um papel fundamental no sucesso da equipe, que conquistou os títulos de pilotos e construtores em sua única temporada na Fórmula 1.

Posteriormente, em novembro de 2009, a Mercedes-Benz e a Aabar Investments adquiriram uma participação majoritária na equipe, que foi renomeada como Mercedes GP para a temporada de 2010. No dia 16 de novembro, foi oficialmente anunciado que a Mercedes-Benz, fabricante alemã de automóveis, em parceria com a Aabar Investments, adquiriu uma participação majoritária de 75,1% na equipe Brawn GP.

A distribuição dessa participação era de 45,1% para a Mercedes e 30% para a Aabar Investments. Como resultado dessa transação, a equipe foi renomeada para Mercedes GP a partir da temporada de 2010. Essa parceria marcou uma nova fase para a equipe, que passou a contar com o apoio e recursos da Mercedes-Benz, uma das montadoras mais renomadas do mundo , em sua busca por sucesso contínuo na Fórmula 1.

Quais eram os pilotos da Brawn GP?

Os pilotos da equipe Brawn GP na temporada de 2009 da Fórmula 1 eram Jenson Button e Rubens Barrichello. Button conquistou o Campeonato Mundial de Pilotos naquele ano, com uma impressionante série de vitórias nas primeiras corridas da temporada. Rubens Barrichello, por sua vez, também teve um desempenho sólido, conquistando duas vitórias ao longo de uma temporada.

Ambos os pilotos cumpriram um papel fundamental no sucesso da equipe, que conquistaram tanto o título de construtores quanto de pilotos em seu único ano de participação na Fórmula 1. O time ainda contava com Alexander Wurz e Anthony Davidson como pilotos de testes, sendo que Wurz já trabalhava na Honda antes.

Como era o carro de Rubinho e Button em 2009?

O BGP 001, modelo utilizado pela equipe Brawn GP na temporada de 2009, foi construído com base no chassi do Honda RA109, que originalmente seria utilizado pela equipe Honda. Durante os testes, o carro mostrou um desempenho impressionante, levando Rubens Barrichello a quebrar o recorde do Circuito da Catalunha.

Essa conquista suspeitas de que a equipe estava usando o difusor de forma irregular no carro, a mesma acusação que também foi direcionada à Williams e à Toyota. No entanto, um delegado da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) atestou que os difusores das três equipes estavam em conformidade com as regulamentações.

Mesmo com a manifestação rejeitada pela FIA, as equipes envolvidas decidiram apelar da decisão. A apelação foi examinada pelo Corte de Apelação da FIA e foi recusada entre as corridas da Malásia e da China, em 15 de abril de 2009. A diferença para o carro da Honda é que a nova equipe passou a usar motores da Mercedes, que na época fornecia para a McLaren.

Corridas vencidas pela Brawn GP

  1. Austrália – Button;
  2. Malásia – Button;
  3. Bahrein – Button;
  4. Espanha – Button;
  5. Mônaco – Button;
  6. Turquia – Button;
  7. Europa – Barrichello;
  8. Itália – Barrichello.
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