Felipe Massa: Carreira na F1, conquistas e grandes momomentos no esporte
Felipe Massa é um piloto brasileiro que teve uma extensa carreira nos esportes de velocidade, incluindo sua notável passagem pela Fórmula 1. Além da F1, também competiu em outras categorias, demonstrando sua paixão pelo automobilismo.
Antes de chegar à Fórmula 1, iniciou sua jornada no kart, onde mostrou seu talento e habilidade desde cedo. Ele obteve sucesso nas competições de kart e ganhou vários títulos antes de dar o salto para os monopostos. Sua carreira profissional nos esportes de velocidade começou em 1999, quando competiu na Fórmula Chevrolet. Ele se destacou nessa categoria e conquistou o título, o que chamou a atenção.
Em 2001, ingressou na Fórmula 3000 Internacional, uma categoria de acesso à Fórmula 1. Ele competiu pela Equipe Draco Júnior e mostrou seu potencial, alcançando vitórias e pódios ao longo da temporada. Seu desempenho chamou atenção da Sauber, que o contratou como piloto de testes em 2002. Ele desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do carro da equipe e logo foi promovido a piloto titular no mesmo ano .
Seu desempenho chamou a atenção da Ferrari, uma das equipes mais prestigiosas da Fórmula 1, que o contratou como piloto de testes e reserva em 2003. Em 2006, ele foi promovido a piloto titular da Ferrari, iniciando uma longa e bem-sucedida parceria com a equipe italiana.
Após sua aposentadoria da Fórmula 1 em 2017, continuou sua carreira nos esportes de velocidade. Ele compete na Fórmula E e na Stock Car Brasil. Felipe Massa deixou um legado duradouro nos esportes de velocidade, sendo admirado por sua habilidade na pista, sua dedicação ao esporte e sua personalidade carismática.
Quem é Felipe Massa?
Nascido em São Paulo e criado na cidade de Botucatu, no interior do estado, Felipe Massa é descendente de italianos, com suas avós originárias da cidade de Cerignola, na província de Foggia, Itália. Seu avô, José Massa, foi o fundador da empresa fabricante de ônibus CAIO Induscar.
A carreira automobilística de Felipe teve início no kart, em 1990. Aos 16 anos, ele trabalhou como ajudante de cozinheiro no refeitório de Interlagos durante o Grande Prêmio do Brasil, para ter uma experiência mais próxima do ambiente da Fórmula 1.
Felipe conta com um grande apoio de sua família em sua carreira, sendo um elemento essencial em sua trajetória. Em novembro de 2007, casou-se com a empresária Anna Raffaela Bassi. O casal teve seu primeiro filho, Felipe Bassi Massa, apelidado de Felipinho, nascido em 30 de novembro de 2009.
Além de sua paixão pela Fórmula 1, é torcedor fervoroso do São Paulo Futebol Clube. Em 2009, quando o piloto sofreu um grave acidente, a equipe de futebol prestou homenagens exibindo mensagens de apoio dos torcedores no telão do Estádio do Morumbi durante um jogo do Campeonato Brasileiro.
Carreira de Felipe Massa na F1
Felipe Massa teve uma passagem notável pela Fórmula 1, com uma carreira que abrangeu quase 15 anos, de 2002 a 2017, excluindo a temporada 2003, em que ficou de fora. Ele competiu por equipes renomeadas, incluindo a Sauber e a Ferrari, antes de encerrar sua carreira na Williams. Foi titular da Sauber em 2002, 2004 e 2005, até receber convite dos italianos.
Em 2006, foi promovido a piloto titular da Ferrari, ao lado de Michael Schumacher. Ele alcançou sua primeira vitória na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Turquia, nessa mesma temporada. Em 2008, teve seu melhor desempenho no campeonato, conquistando seis vitórias e lutando pelo título mundial até a última corrida, quando foi superado por apenas 1 ponto pelo britânico Lewis Hamilton.
Em 2009, sofreu um grave acidente durante o treino classificatório para o Grande Prêmio da Hungria, quando foi atingido na cabeça por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello. Ele teve que passar por uma cirurgia e ficou afastado das pistas por um período, mas se recuperou e voltou a competir ainda na mesma temporada.
Após deixar a Ferrari, Massa ingressou na equipe Williams em 2014, onde competiu até a final de sua carreira na Fórmula 1, em 2017. Durante esse período, ele teve alguns momentos de destaque, incluindo pódios e um desempenho competitivo em certas corridas.
Passagem pela Sauber
Em 2002, Felipe Massa fez sua estreia na Fórmula 1 pela equipe Sauber. No entanto, devido às vagas já preenchidas para o campeonato de 2003, assumiu o papel de piloto de testes da Ferrari. Seu melhor resultado na estreia foi um quinto lugar, na Espanha.
Em 2004, o brasileiro voltou a ser piloto titular, novamente pela equipe Sauber, permanecendo até 2005. Nesse mesmo ano, Rubens Barrichello anunciou sua saída da equipe italiana, abrindo espaço para Felipe Massa em 2006, onde se tornou companheiro de equipe de Michael Schumacher.
Vitórias na Ferrari e quase título
No seu primeiro ano como piloto da Ferrari, Felipe Massa alcançou sua primeira vitória na categoria no Grande Prêmio da Turquia, em 27 de agosto de 2006, conquistando o terceiro lugar no campeonato. Ele também venceu na última corrida do ano, o GP Brasil, quando usou um macacão verde e amarelo em Interlagos, sendo a primeira vitória brasileira na pista desde 1993, com Ayrton Senna.
Com a aposentadoria de Michael Schumacher, ganhou espaço na equipe e em 2007 disputou o título, mas acabou em quarto lugar. Em 2008, assumiu a liderança do Mundial pela primeira vez em sua carreira, após vencer o Grande Prêmio da França. Ele entrou para a história como o primeiro piloto brasileiro a liderar o campeonato desde Ayrton Senna, em 1993.
No Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2008, Felipe Massa terminou como vice-campeão, perdendo o título por apenas um ponto para Lewis Hamilton. Ele chegou a ser campeão por alguns momentos, mas perdeu a taça na última curva, quando o inglês fez uma ultrapassagem. Naquele momento, começou a chover e todos os pilotos do topo do grid já haviam trocado para pneus intermediários, exceto o alemão Timo Glock, que estava na quarta posição com pneus para pista seca (slicks).
A três voltas do final, Sebastian Vettel ultrapassou Glock, fazendo-o cair para o quinto lugar. Na penúltima curva da última volta, Glock, com pneus slicks, perdeu a tração e Lewis Hamilton, lutando pelo título, o ultrapassou, terminando em quinto lugar. Esse resultado deu o título a Hamilton, por uma diferença de apenas um ponto.
Quinze anos depois, em abril de 2023, Massa revelou que poderia recorrer aos tribunais contra a FIA para contestar a perda do campeonato naquele ano. Ele baseou suas ações legais em declarações recentes de Bernie Ecclestone, então chefe da Fórmula 1, afirmando que tinha conhecimento de uma manipulação do resultado do Grande Prêmio de Cingapura de 2008.
Massa alega que teria conquistado o título mundial e superado Lewis Hamilton se não tivesse pressão causada por essa manipulação. O caso, conhecido como “Cingapuragate”, foi um dos mais polêmicos da história da Fórmula 1. Durante essa corrida, o brasileiro estava na pole position. Ele liderava a prova quando Nelsinho Piquet, então companheiro de equipe de Alonso na Renault, bateu propositalmente no muro, o que resultou na entrada do carro de segurança e beneficiou Alonso, que acabou vencendo o GP. Um ano depois, Nelson Piquet, pai de Nelsinho, revelou que seu filho tinha batido de propósito por ordens de equipe.
Ida para a Willians e aposentadoria
Em 11 de novembro de 2013, Felipe Massa anunciou oficialmente que correria pela Williams a partir da temporada de 2014, tendo o finlandês Valtteri Bottas como seu companheiro de equipe. O piloto expressou sua empolgação com a oportunidade de correr pela Williams, uma das equipes mais bem-sucedidas e importantes da história da Fórmula 1, revelando que era um sonho de infância competir pela Williams, Ferrari ou McLaren.
Durante a pré-temporada, mostrou um bom desempenho com o novo carro da Williams, conquistando o melhor tempo no quarto dia dos primeiros treinos em Jerez de la Frontera e novamente no terceiro dia da terceira sessão, em Sakhir, no Bahrein. Apesar do bom desempenho nos treinos antes do início do campeonato, o piloto brasileiro sentiu dificuldades para repetir esse desempenho no início da temporada.
No treino classificatório para o Grande Prêmio da Áustria, na oitava etapa, conquistou a pole position, encerrando um hiato de cinco anos sem largar na primeira posição. Na corrida, o piloto brasileiro conseguiu manter a liderança até a 15ª volta, quando fez uma parada nos boxes para a troca de pneus. Ele ficou à pista na quinta posição e terminou a prova em quarto lugar, logo atrás de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas.
Após o Grande Prêmio da Itália de 2014, a equipe Williams confirmou a permanência de Felipe Massa para a temporada de 2015, ao lado de Valtteri Bottas. O piloto brasileiro encerrou a temporada na sétima posição do campeonato, conquistando dois pódios nas duas últimas corridas, incluindo uma chance de vitória em Abu Dhabi.
Em 1º de setembro de 2016, o piloto confirmou que encerraria sua carreira na Fórmula 1 ao final daquela temporada. A confirmação veio, como muitos já esperavam: após quase 14 temporadas completas, 11 vitórias, 16 poles, 15 voltas mais rápidas e 41 pódios, além do vice-campeonato mundial conquistado em 2008, ele decidiria encerrar sua carreira na Fórmula 1 ao termo de 2016. No entanto, a Williams conversou com Felipe Massa para renovar seu contrato até o final de 2017, convite que ele aceitou.
Em 4 de novembro de 2017, anunciou em sua conta no Instagram que deixaria a Fórmula 1 após as corridas em Interlagos e Abu Dhabi. Depois da despedida de 2016, no ano seguinte oficialmente ele deixou a categoria mais importante do automobilismo.
Acidente de Felipe Massa e retorno a Fórmula 1
Durante o treino classificatório para o Grande Prêmio da Hungria em 2009, Felipe Massa sofreu um grave acidente. Ele foi atingido na cabeça por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello. Como resultado do impacto, o piloto perdeu a consciência e colidiu contra as proteções de pneus. Duas testemunhas evidenciaram que o brasileiro estava inconsciente: ele não soltou o volante do carro no momento da colisão, o que é uma prática comum para evitar fraturas, e a transmissão relatava que ele estava simultaneamente freando e acelerando.
Imediatamente após o acidente, ele foi resgatado de helicóptero e levado ao Hospital Militar de Budapeste. Os exames revelaram fraturas no crânio e uma pequena lesão cerebral. O piloto precisou passar por uma cirurgia e foi colocado em coma induzido, sendo auxiliado por aparelhos para respirar.
A mola que atingiu o piloto da Ferrari era feita de aço, media 12 cm de diâmetro e pesava 500 g. Ela fazia parte do carro da equipe Brawn GP. O impacto foi equivalente a 152 kg, levando em consideração a velocidade do carro de Massa, que estava a cerca de 280 km/h, a média de velocidade na curva quatro de Hungaroring.
Após nove dias no hospital, recebeu alta e deixou Budapeste, retornando ao Brasil. Ao chegar em São Paulo, ele foi internado no Hospital Albert Einstein, onde passou por uma série de exames que descartaram a necessidade de uma nova cirurgia. No dia seguinte, o piloto recebeu alta hospitalar.
Inicialmente, Michael Schumacher foi anunciado como substituto de Massa para o Grande Prêmio da Europa, em Valência, Espanha. No entanto, devido às lesões que ainda não haviam se recuperado completamente de um acidente de moto sofrido em fevereiro, o alemão acabou desistindo de retornar às pistas. O italiano Luca Badoer foi escolhido como substituto para as etapas da Europa e da Bélgica, mas não obteve bom desempenho, terminando em último lugar tanto nos treinos quanto nas corridas. Por esse motivo, a partir do GP da Itália, Giancarlo Fisichella assumiu o posto de substituto até o final da temporada.
Em 6 de outubro, Felipe Massa, confirmado para a temporada de 2010 da Fórmula 1, fez seu retorno à equipe Ferrari e começou a treinar em um simulador. Seis dias depois, o piloto iniciou os testes na pista de Fiorano, em Maranello, pilotando o modelo F2007. No ano seguinte, no Grande Prêmio do Bahrein em 14 de março de 2010, conquistou a segunda colocação. Na corrida seguinte, no Grande Prêmio da Austrália, ele alcançou mais um pódio, terminando em terceiro lugar.
Durante essas provas, o piloto brasileiro se envolveu em duas polêmicas. A primeira durante o GP da China, quando Fernando Alonso ultrapassou Massa na entrada dos boxes enquanto o safety car estava na pista. Isso gerou críticas e tensão na Ferrari. A segunda polêmica surgiu no GP Alemanha e também envolveu o espanhol. O brasileiro liderou a corrida após uma largada promissora, mas a equipe decidiu que Alonso estava mais rápido e pediu para Felipe ceder a posição. Ele acatou a ordem, e Alonso acabou vencendo a prova.