Quais disputas de títulos da F1 já aconteceram em Interlagos ao longo da história?

0

Neste final de semana, entre os dias 1° a 3 de novembro, acontece o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Disputado em Interlagos de forma contínua desde 1990, quando ainda era conhecido como GP do Brasil, o país já foi palco de várias decisões de títulos nos últimos anos, já que atualmente a prova é uma das últimas do calendário. Nesta temporada, a categoria chega ao país com a disputa em aberto e o resultado pode ser importante para definir o novo campeão ou dar novos rumos a disputa. Relembre as últimas vezes que a F1 chegou com o título indefinido em Interlagos.

Veja quais foram as disputas por título que aconteceram em Interlagos

2005

A Fórmula 1 chegou no Brasil em 2005 ainda com o título indefinido. Fernando Alonso, que naquela época corrida pela Renault, chegou na liderança do Mundial de Pilotos. Ele apenas precisaria chegar no pódio para tirar qualquer chance de ser superado por Kimi Raikkonen. O espanhol conseguiu terminar na segunda posição e ficou com o título, que foi o primeiro da sua carreira, e se tornou o campeão mais jovem da F1.

2006

Assim como em 2005, Fernando Alonso chegou na liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Porém, desta vez, o seu principal concorrente era Michael Schumacher. Alonso só precisaria de um ponto para ser campeão. Ao final, o piloto da Renault, novamente, ficou com o segundo lugar e levou o título, que foi o segundo, e até então o último, da sua carreira.

2007

Alonso mais uma vez estava envolvido na disputa pelo título da Fórmula 1, mas desta vez ele corria pela McLaren. Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton também estavam na disputa pelo troféu. Raikkonen, que corria pela Ferrari na época, conseguiu alcançar o resultado necessário e ficou com o troféu, tirando a chance de Hamilton em vencer o Mundial de Pilotos logo em sua primeira temporada na F1.

2008

Lewis Hamilton conseguiu manter o gás que teve na sua primeira temporada, em 2007, e chegou em 2008 com chances de título. Para que isso fosse real, ele teria de conseguir ao menos um quinto lugar, caso Felipe Massa terminasse na primeira posição. Massa conseguiu vencer aquele GP do Brasil, mas Hamilton, na última curva, conseguiu ultrapassar TImo Glock e ficou na quinta posição, assim levando o título.

2009

A Brawn GP viveu uma grande temporada em 2009, com um início exepcional comandado por Jenson Button, que venceu a maioria das primeiras corridas. Porém, a equipe teve uma grande queda de rendimento naquela temporada e chegou ao Brasil com chances de perder o título, que estava nas mãos de Button. Porém, a equipe conseguiu fazer o necessário para que ele terminasse como campeão da F1.

2010

Diferente das edições anteriores, em 2010 Interlagos havia sido a penúltima corrida da temporada. Fernando Alonso ao Brasil como líder da competição e teria chances de conseguir dar um grande passo rumo a conquista. Porém, Sebastian Vettel fez uma grande prova e conquistou a vitória, que manteve viva as chances de título, que se concretizaram em Abu Dhabi.

2012

O GP do Brasil de 2012 foi a última vez que o país foi palco da última corrida da temporada. O Mundial de Pilotos estava em aberto, com Fernando Alonso e Sebatian Vettel como os candidatos. Vettel conseguiu superar todas as adversidades que teve ao longo da corrida para terminar em terceiro, resultado que garantiu o título para ele.

2014

Na primera temporada dos novos motores híbridos da Fórmula 1, a disputa pelo título de pilotos havia ficado entre os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg. A F1 chegou ao Brasil para a disputa da penúltima etapa e Hamilton estava à frente com 24 pontos. Porém, Rosberg conseguiu vencer e diminuiu essa distância para 17. Porém, na última etapa, o alemão acabou sendo derrotado por Hamilton, que conquistou o primeiro dos seis títulos que levou na esquadra alemã.

2016

Em um dos pontos mais altos da disputa entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, quem chegou à frente no Brasil foi Rosberg, com apenas 19 pontos de distância para Hamilton. Em uma prova agitada, Hamilton conseguiu ficar com a vitória e adiou a decisão do Mundial de Pilotos para Abu Dhabi. No final, Rosberg finalmente conseguiu bater o seu companheiro de equipe e ficou com o título, que foi o primeiro, e último, da sua carreira.

2021

Após muitos anos com o título chegando já definido no Brasil, a Fórmula 1 chegou ao país, com a prova já com o nome de Grande Prêmio de São Paulo, com Lewis Hamilton e Max Verstappen na disputa pelo título. Mesmo com todas as adversidades encontradas, Hamilton conseguiu fazer uma grande prova e venceu aquela etapa. Após a bandeira quadriculada, Hamilton pegou a bandeira do Brasil e ergeu ela enquanto dirigia, relembrando o gesto de Ayrton Senna. Ao final daquele ano, o Mundial de Pilotos acabou ficando com Verstappen.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.