Red Bull pode encarar na F1 o mesmo drama vivido pela Brawn em 2009

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A derrota da McLaren para a Red Bull em Zandvoort no último fim de semana, sugere que a segunda metade do campeonato de F1 de 2024 pode se assemelhar à emocionante conclusão de 2009. Após perder a liderança para Max Verstappen na largada, Lando Norris manteve a calma, conseguiu ultrapassar o piloto da Red Bull e abriu uma vantagem dominante de mais de 20 segundos até a bandeira quadriculada.

Foi uma reviravolta surpreendente até agora na temporada, com a Red Bull começando com o RB20 e mantendo a mesma dominância que mostrou com o RB19. A mudança de conceito durante o inverno levantou dúvidas sobre se essa era a direção certa, considerando o sucesso do RB19. No entanto, a Red Bull estava confiante de que o novo conceito permitiria um maior teto de desenvolvimento.

Essa confiança foi rapidamente confirmada, com a Red Bull começando a temporada com um tranquilo 1-2 no Bahrein, e tudo parecia estar perfeito para a equipe durante o primeiro quarto da disputa. No entanto, a maré mudou drasticamente no segundo quarto do campeonato. A Red Bull começou a enfrentar forte concorrência, enquanto McLaren, Mercedes e Ferrari avançaram, com destaque especial para a McLaren.

A equipe de Woking apresentou um carro que se mostrou, sem dúvida, mais rápido em todas as corridas durante o verão. Em Zandvoort, a McLaren fez uma corrida que lembrou as performances dominantes da Red Bull nos últimos anos, mostrando calma diante das adversidades e superando os rivais com autoridade.

Isso levou Lando Norris a reconhecer que, em vez de ser visto como azarão, a McLaren agora tem o melhor carro do grid da F1, algo que ele acredita que sua equipe teve, em média, durante a maior parte da temporada.

A equipe se preparou muito bem para as emocionantes últimas nove corridas. O time que começou o ano na liderança não parece mais ter uma resposta para o ritmo da principal concorrente e, como resultado, agora precisa se esforçar desesperadamente para cruzar a linha de chegada como campeã mundial.

O que aconteceu em 2009?

Em 2009, uma situação semelhante ocorreu na pista, com a Red Bull também envolvida – embora do lado oposto, quando a equipe de Milton Keynes desafiou a Brawn GP, agora Mercedes, pelo título.

Muito menos acostumado a vitórias, no que foi o primeiro desafio de título da Red Bull, Sebastian Vettel era o equivalente a Lando Norris em 2009, tentando conquistar o título de Jenson Button.

A famosa história de origem da Brawn GP no inverno de 2008 deu início a um conto de fadas em 2009, com Button conquistando seis vitórias nas primeiras sete corridas. Enquanto isso, seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, se consolidou em segundo lugar no campeonato, e a liderança de Button sobre Vettel era de 32 pontos.

Convertendo o sistema de pontos de 2009 para o atual, Button tinha 167 pontos na fase em que o domínio da Brawn parecia ter diminuído após o Grande Prêmio da Turquia, enquanto Vettel acumulava 70 pontos. Neste mesmo ponto deste ano, no Grande Prêmio de Ímola, Verstappen tinha 161 pontos, e Norris somava 101 pontos. Isso significa que o piloto britânico está começando com uma vantagem mais próxima do que Vettel tinha, e ainda há mais corridas no calendário.

Embora Button não tenha vencido outra corrida naquela temporada, Verstappen já conquistou mais duas vitórias. No entanto, o momento está agora favorável a Norris e à McLaren, após cinco corridas consecutivas em que Verstappen não conseguiu ampliar sua contagem de vitórias.

De fato, nas últimas 10 corridas de 2009, Button subiu ao pódio apenas duas vezes, enquanto Vettel conquistou três vitórias e dois pódios, além de dois abandonos muito custosos.

Assim como em 2024, duas equipes se destacaram na disputa por vitórias, com Ferrari e McLaren (com Lewis Hamilton!) entrando na briga e aumentando as flutuações de pontos que Button e Vettel enfrentaram na luta pelo título — algo que Norris e Verstappen estão vivenciando este ano, com a vantagem mudando da Red Bull para a McLaren.

A dinâmica é surpreendentemente semelhante à de 2009, com as mesmas quatro equipes envolvidas, e a Brawn GP se transformando em Mercedes, com muitos dos engenheiros seniores que trabalharam com Button ainda na Brackley até hoje.

Há algumas diferenças importantes, como a ausência de um teto orçamentário na época, que permitia um desenvolvimento contínuo ao longo do ano sem a necessidade de se manter dentro de um orçamento restrito — uma área onde a Red Bull tinha vantagem sobre a Brawn, que precisou dispensar quase 300 funcionários para atender ao seu novo status financeiro sem patrocínios significativos.

Embora 2024 seja o terceiro ano das regulamentações atuais, 2009 marcou o início de uma grande mudança nas regras aerodinâmicas, a qual a Brawn GP aproveitou com seu design inicial e o controverso difusor duplo.

No entanto, o BGP001 perdeu força ao longo da temporada, enquanto a Red Bull aprimorava seu RB5 para torná-lo o carro mais rápido do grid. Poucas corridas após a Brawn GP dominar o Grande Prêmio da Turquia, Button chegou à sétima posição, bem atrás do ritmo dos líderes.

“Precisamos analisar o que fizemos com o carro nas últimas corridas e entender se fizemos algo que agravou o problema,” uma frase que poderia facilmente ser atribuída a Verstappen ou Christian Horner no último fim de semana em Zandvoort, mas que na verdade foi dita por Brawn após aquela corrida problemática.

“Parece que mudamos desde onde estávamos três ou quatro corridas atrás. Em Mônaco e na Turquia, não tivemos problemas com os pneus.”

O problema para a Brawn foi relacionado ao uso dos pneus, com Button incapaz de aquecê-los adequadamente — na Hungria, seus pneus estavam constantemente cerca de 20 graus abaixo da temperatura ideal, resultando em dificuldades para manter o ritmo.

Essa questão surgiu regularmente durante o ano, com Button se preocupando com o desempenho de Rubens Barrichello no carro irmão, que estava se saindo melhor nesse aspecto — uma pressão interna que Verstappen não enfrenta este ano.

Será que Max Verstappen conseguirá fazer o que Jenson Button fez para vencer o campeonato de F1 em 2024? A Brawn não ficou sem vitórias pelo resto da temporada de 2009; Barrichello conquistou duas vitórias para ajudar a conter o ataque da Red Bull. Talvez uma ou duas vitórias adicionais nas nove corridas restantes façam toda a diferença para Verstappen conquistar o título este ano.

Se o domínio da McLaren continuar até o fim da temporada, com Norris obtendo a volta mais rápida e Verstappen terminando em segundo, ambos pilotos terminarão com o mesmo número de pontos, já que a vantagem de 70 pontos de Verstappen seria eliminada — sem contar as corridas rápidas.

Se a Red Bull realmente não tiver uma resposta para a McLaren, a situação pode se tornar desconfortável para Verstappen rapidamente. Com três corridas Sprint ainda por vir, e com a possibilidade de Oscar Piastri, além das duas Mercedes e Ferraris, também entrarem na disputa — e Sergio Pérez ainda não mostrando sinais de se adaptar ao ritmo de Verstappen na segunda Red Bull — as probabilidades parecem estar se acumulando contra Verstappen.

Verstappen precisa jogar o jogo dos números, assim como Button fez, e se concentrar em maximizar os pontos quando possível, sem as tentativas heroicas que tentou na Hungria.

2009 mostrou que é possível para uma equipe que não é mais a mais rápida conquistar o campeonato, desde que o rival não tenha a experiência e a frieza que Vettel demonstrou naquele ano.

Button terminou apenas 11 pontos à frente de Vettel na disputa pelo título, um final desconfortavelmente próximo após ter sido preparado para uma corrida aparentemente tranquila para o título depois das primeiras sete corridas da temporada. Sua abordagem madura diante da perda de ritmo se mostrou decisiva conforme as tensões aumentavam, uma área onde Verstappen ainda não foi testado.

Com dúvidas sobre a consistência de Norris em uma série de corridas, cabe a Verstappen provar sua qualidade de campeão ao ganhar o título com um carro que não é mais o melhor, abraçando seu lado Jenson Button e cruzando a linha de chegada.

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