Verstappen recebe aviso da FIA e punição pode estar a caminho na F1
O incidente pós-corrida envolvendo Max Verstappen, Esteban Ocon, Pierre Gasly e Nico Hulkenberg foi resolvido com uma advertência dos comissários. Após a bandeirada final do GP do Azerbaijão, os quatro pilotos retornaram às boxes ultrapassando os carros à frente, sem perceberem que o regime de Safety Car Virtual, implementado após o acidente entre Carlos Sainz e Sergio Perez, ainda estava oficialmente em vigor.
Aviso dado: penalidades no futuro podem acontecer
Os quatro pilotos foram convocados pelos comissários e receberam a mesma decisão. Foi explicado que a advertência foi aplicada, em parte, porque em situações semelhantes no passado, nenhuma ação foi tomada, já que o incidente não havia sido notado. No entanto, os comissários alertaram que, em casos futuros, situações semelhantes podem render penalidades mais severas.
Os pilotos realizaram ultrapassagens após a bandeira quadriculada enquanto o VSC ainda estava em vigor, devido ao acidente na Curva 2. No comunicado da FIA, foi destacado que, embora ultrapassar após a bandeira quadriculada não seja incomum, é proibido em situações de bandeiras amarelas, safety cars ou procedimentos de safety car virtual.
Mesmo sabendo da localização do acidente, os pilotos não tinham certeza se veículos de emergência ou fiscais haviam entrado na pista, o que exigia cautela. Os Comissários lembraram que um caso semelhante ocorreu no início da temporada e passou despercebido na época. Portanto, os pilotos envolvidos, assim como os demais competidores, foram advertidos. Violações futuras podem acarretar penalidades severas.