Rede Globo já teve seu próprio carro de F1 e atualmente sequer transmite as corridas

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A Fórmula 1 é uma categoria com muitos fãs espalhados por todo Brasil, e essa relação evoluiu ao longo das décadas. Alguns fatores contribuíram pra isso, como os grandes pilotos brasileiros: casos de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Felipe Massa, entre outros.

Mas um outro fator muito importante e talvez principal, foram as transmissões, imagens das corridas pelo mundo chegando até a casa de todo brasileiro. E quem teve essa missão de trazer ao torcedor as emoções da Fórmula 1, foi a Rede Globo durante muitos anos.

Atualmente essa responsabilidade pertence a Band, que transmite a categoria desde 2021 e já virou no coração do torcedor a casa da Fórmula 1 no Brasil. Mas voltando a falar da Globo, você sabia que além de transmitir a Fórmula 1 nas últimas décadas, a emissora carioca já teve seu próprio carro da categoria máxima do automobilismo mundial?

Carro da Fórmula 1 personalizado pela Globo

O fato aconteceu em 1984, mais precisamente para o GP Brasil que abriu aquela temporada. A Globo fez uma transmissão especial da corrida disputada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

E um dos pontos altos da transmissão foi a abertura criada pela emissora. A vinheta trazia uma “disputa” entre um Fórmula 1 e um avião caça. Esse carro da categoria era “fabricado” na vinheta, todo branco e apenas com o logo da emissora carioca. Sem dúvida um belo investimento para construção da vinheta, mostrando que a Globo não estava economizando nas transmissões da F1.

Vale destacar como curiosidade, que aquele GP Brasil marcou a estreia de Ayrton Senna na Fórmula 1, pilotando pela Toleman. Mas o brasileiro não durou muito tempo na prova, abandonando na 8ª volta. A corrida no Brasil acabou sendo vencida por Alain Prost, da McLaren, que não a toa ganhou o apelido de “Rei do Rio”.

O mundial de 1984 é considerado por muitos o mais disputado da história da categoria. Foi vencido pelo companheiro de Prost na McLaren, Niki Lauda. O campeonato foi definido somente na última corrida daquele ano, em Portugal. O austríaco ganhou o título com 72 pontos, contra 71,5 do francês, apenas 0,5 de diferença entre os dois, a menor até os dias atuais.

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