No último domingo (2), Max Verstappen venceu o GP da Áustria de Fórmula 1 e cravou mais um lugar na história. O holandês superou Ayrton Senna em número de vitórias na categoria e entrou no top 5 dos maiores vencedores da história. Com mais um triunfo dominante no GP austríaco, o piloto holandês atingiu a marca de 42 primeiros lugares na categoria. Após igualar o brasileiro na quinta posição entre os maiores vencedores, Verstappen o deixou para trás.
Embora Verstappen ainda esteja um pouco abaixo de Senna em termos de eficiência de vitórias por corrida disputada, com 24,42% em comparação aos 25,47% de Senna, o próximo objetivo do holandês é alcançar o francês Alain Prost, histórico rival de Senna. O tetracampeão do mundo conquistou 51 vitórias ao longo de sua gloriosa carreira.
Os líderes do ranking continuam dominando a competição. Lewis Hamilton possui impressionantes 103 vitórias, estando 12 triunfos à frente de Michael Schumacher. O terceiro lugar é ocupado por Sebastian Vettel, com 53 vitórias, mas esse posto pode ser ultrapassado por Max Verstappen ainda em 2023.
Entre os pilotos em atividade, a classificação continua com Fernando Alonso em sétimo lugar, seguido por Valtteri Bottas em 31º, Sergio Pérez em 42º, Charles Leclerc em 50º, e Pierre Gasly, Esteban Ocon, Carlos Sainz e George Russell compartilhando o 78º lugar.
Verstappen pode igualar outros feitos históricos em 2023
O holandês está caminhando a passos largos rumo a mais um título. Caso o mundial de pilotos fique mais uma vez com o piloto da Red Bull, será a 3ª conquista consecutiva, lembrando que o piloto venceu nas temporadas de 2021 e 2022. Ao longo da história, apenas outros quatro pilotos conseguiram vencer a temporada por três ou mais anos consecutivos.
Juan Manuel Fangio foi o primeiro de 1954 a 1957. O segundo a buscar tal honra foi Michael Schumacher que conquistou com a Ferrari cinco títulos seguidos, de 2000 a 2004. O terceiro a conseguir a façanha foi Sebastian Vettel na Red Bull, o alemão conquistou o tetra entre os anos de 2010 a 2013. E por fim Lewis Hamilton, o heptacampeão venceu entre 2017 a 2020 com a Mercedes e teve a hegemonia quebrada pelo próprio Max Verstappen.
Caso seja confirmada a conquista de Max, o piloto também garante vaga em um seleto grupo de tricampeões mundiais da Fórmula 1, são eles: Ayrton Senna, Nelson Piquet, Niki Lauda, Jack Brabham, Alberto Ascari e Jackie Stewart.