Juan Manuel Fangio: Conquistas e histórias do primeiro gênio da F1

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Juan Manuel Fangio foi a primeira grande estrela da Fórmula 1, vencendo cinco campeonatos mundiais e 24 corridas, com 29 pole positions. Disputou oito campeonatos, estreando logo em 1950 e se despedindo em 1958, sem ter participado em 1952. Eram outros tempos, os carros menos seguros assim como os autódromos, fazendo com que os pilotos terminassem a carreira precocemente.

Porém, Fangio não era nenhum garoto e já tinha 47 anos quando deixou a F1. Seu último título foi conquistado um ano antes quando tinha 46 anos e um mês, sendo o campeão mais velho da história. Também foi o bicampeão, tricampeão, tetracampeão e penta mais velho de todos os tempos.

O grande sonho de Ayrton Senna era igualar o pentacampeonato do argentino, conquistado ainda na primeira década da categoria mais veloz do automobilismo. Ele foi o segundo campeão e segundo bicampeão, mas foi o primeiro tri, tetra e penta, sendo igualado neste último feito apenas nos anos 2000, por Michael Schumacher e depois por Lewis Hamilton.

Quem foi Juan Manuel Fangio?

Juan Manuel Fangio nasceu em Balcarce, uma cidade próxima a Buenos Aires, em 1911 e faleceu na capital argentina em 1995. O astro estudou pouco, abandonando a escola para aprender sobre mecânica, o que faria total diferença nos próximos anos de sua vida. sua primeira corrida oficial aconteceu quando tinha 17 anos, pilotando um Ford-T, quando acabou a prova em último lugar.

Em 1939 ganhou as Mil Milhas da Argentina. Quando tinha 27 anos, hoje idade em que os pilotos de ponta costumam estar na Fórmula 1, ele estrou na Turismo Carretera, uma categoria do seu país semelhante a Stock-Car, ganhando a taça em 1940 e 1941.

A partir de 1947, Fangio passou a disputar provas na Europa, naquela época já existiam diversas reuniões visando a criação da F1, onde ele passou a pilotar a partir de 1950, já no primeiro ano do campeonato mundial. Devido ao seu conhecimento aprofundado em mecânica, conseguia ajustar o carro para o seu estilo de pilotagem, melhorando o desempenho em relação aos colegas de equipe.

Juan Manuel Fangio não tinha filhos registrados, até que foi descoberto um herdeiro, fruto de um relacionamento passageiro em 1940. Inicialmente a mãe do rapaz tentou negar o caso, confessando apenas quando já tinha 90 anos o relacionamento com o pentacampeão. Além disso, foram mais 13 anos até que Rubén Juan Vázquez fosse reconhecido oficialmente, passando a adotar o nome Fangio.

Oscar “Cacho'”, também piloto de automóveis, foi reconhecido mais tarde como filho da lenda da Fórmula 1, conhecendo seu irmão Juan quando os dois já tinham mais de 70 anos de idade. A dupla ficou com a herança milionária de Fangio, que morreu aos 84 anos, em 1995, vítima de insuficiência crônica renal.

Carreira de Fangio na Fórmula 1

Fangio disputou 52 grandes prêmios, com 51 largadas. Ele ganhou 24 vezes, sendo que largou 29 em primeiro lugar, com um aproveitamento incrível de 46,15% na relação entre GPs e vitórias. Conquistou o título mundial de 1951, 1954, 1955, 1956 e 1957, além de ser vice em 1950 e 1951. Apenas em 2003, quando Schumacher ganhou pela sexta vez é que sua marca foi quebrada.

A primeira vitória foi logo na segunda corrida da história da categoria, em Mônaco, quando largou em primeiro e terminou uma volta na frente do segundo colocado Alberto Ascari. O título por pouco não veio na temporada inaugural, ele era líder até a última prova, na Itália. Largou em primeiro, mas abandonou na 23ª volta com problema de câmbio, deixando a taça para Giuseppe Farina, que vinha em terceiro no campeonato.

Em 1951, Fangio era o líder antes da última prova, na Espanha, mas também ganhou para não deixar dúvidas. Embora fosse o atual campeão, não disputou a temporada em 1952 devido a um grave acidente que sofreu durante treinos em Monza, ele perdeu o controle do seu Maserati e caiu para fora do carro, ficando 40 dias no hospital, além de cinco meses com o pescoço imobilizado.

Voltou a correr em 1953, ganhando apenas a última corrida do ano, na Itália e ficando como vice-campeão para Ascari. Entre 1954 e 1957 deu poucas chances aos rivais, faturando quatro títulos seguidos. Em 1958 correu apenas duas provas, na Argentina e na França, a primeira pela Scuderia Sud Americana e depois na Juan Manuel Fangio, ainda tentou participar das 500 Milhas de Indianápolis, mas não conseguiu se classificar.

Ele não é o único argentino a vencer corridas de F1, Carlos Reutemann teve 12 vitórias, ficando três vezes em terceiro no mundial e uma em segundo. Já José Froilán González, contemporâneo de Fangio, ganhou duas corridas.

Em quais equipes ele ganhou títulos da Fórmula 1?

Poucos pilotos conseguiram ganhar quatro títulos mundiais ou mais e todos eles fizeram isto por uma ou duas equipes. Enquanto isso, o argentino é o único até hoje a vencer por quatro equipes diferentes, pilotando primeiro na Alfa Romeo, onde ganhou em 1951. Em 1954 uma curiosidade, já que começou o campeonato na Maserati e depois foi para a Mercedes, onde faturou o bi e também o tri no ano seguinte.

Em 1956 passou a pilotar pela Ferrari, foi apenas uma temporada correndo na scuderia italiana, vencendo três das sete provas que disputou naquele ano e conquistando o título. Seu último troféu veio em 1957, novamente com a Maserati, mas dessa vez sem trocar de time no meio da disputa.

Todas as vitórias de Fangio na Fórmula 1

Juan Manuel Fangio teve oito vitórias pela Mercedes, chamada na época de Daimler-Benz, sete pela Maserati, seis pela Alfa Romeo e três com a Ferrari. Elas foram conquistadas nos seguintes países:

  1. Mônaco – 1950
  2. Bélgica – 1950
  3. França – 1950
  4. Suíça – 1951
  5. França – 1951
  6. Espanha – 1951
  7. Itália – 1953
  8. Argentina – 1954
  9. Bélgica – 1954
  10. França – 1954
  11. Alemanha – 1954
  12. Suíça – 1954
  13. Itália – 1954
  14. Argentina – 1955
  15. Bélgica – 1955
  16. Holanda – 1955
  17. Itália – 1955
  18. Argentina – 1956
  19. Inglaterra – 1956
  20. Alemanha – 1956
  21. Argentina – 1957
  22. Mônaco – 1957
  23. França – 1957
  24. Alemanha – 1957
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