Bandeira preta na Fórmula 1: Quando é usada, regras e pilotos que levaram

0

A bandeira preta é a pior punição aos pilotos em uma corrida de Fórmula 1, sendo considerada o cartão vermelho da categoria, numa comparação com o futebol. Ela é usada quando um dos competidores desrespeita deliberadamente as regras da prova, colocando os outros em risco. Até hoje, foi usada poucas vezes ao longo da história da F1.

Pode ser mostrada para os pilotos que cometem graves infrações na pista ou aqueles que desobedecem outras penalidades. Quando um dos competidores é responsabilizado por um grave acidente, poderá receber esta penalização, desde que os comissários não tenham qualquer dúvida em relação a intensão dele em causar a situação desagradável.

Regras da bandeira preta na Fórmula 1

O piloto que receber uma bandeira preta, além de ser obrigado a abandonar a corrida e ir para os boxes, também poderá ser penalizado e impedido de correr nas etapas seguintes. Além da bandeira em si, também é mostrado o número do carro do competidor expulso, para que o piloto saiba que foi punido e precisa deixar a disputa imediatamente.

Como é uma grande punição, a bandeira preta é usada com sabedoria na Fórmula 1, sendo incomum a sua presença durante as disputas na pista. Pior ainda é quando o condutor desrespeita essa sinalização e continua na corrida normalmente, como se nada tivesse acontecido. Nestes casos, o responsável e a equipe podem ser multados pela FIA.

A F1 vem se modernizando ao longo dos anos e isso também inclui a aplicação das punições aos pilotos. Hoje, a categoria conta com diversas tecnologias que servem para alertar os corredores sobre os atos que estão praticando nas pistas. Além disso, os comissários também possuem capacidade aprimorada de julgamento, evitando que a bandeira preta seja usada de forma banal.

Na era da internet, em que as pessoas sentem praticamente a obrigação de darem sua opinião, a FIA tem tomado muito cuidado com a aplicação de punições. Alguns podem considerar a desclassificação algo muito severo, atrapalhando até mesmo os resultados seguintes do campeonato mundial. Por isso, há bastante análise antes que essa bandeira seja mostrada.

Quando a bandeira preta é usada na F1?

A bandeira preta é uma das menos usadas na F1, por outro lado, é a penalização mais pesada da categoria em situações de corrida. Em geral, ela pode ser usada nas seguintes situações:

  • Quando o piloto é responsabilizado por causar propositalmente um acidente;
  • Quando o carro está com alguma irregularidade, que fuja do regulamento;
  • Caso o piloto troque de carro durante a corrida;
  • Quando saem dos boxes com as luzes vermelhas acesas;
  • Por descumprimento das instruções de corrida;
  • Por condução perigosa, como erros ao fazer curvas ou sair da pista;
  • Caso o piloto não siga as ordens do safety car;
  • Caso o carro esteja com algum problema mecânico grave e a equipe não mande parar;
  • Quando o piloto descumpre outras sinalizações anteriores.

É possível até mesmo que a FIA retire pontos do piloto que descumprir uma bandeira preta, atrapalhando o seu desempenho no campeonato.

O que o piloto deve fazer ao receber uma bandeira preta?

Assim que receber a bandeira preta o piloto deverá levar seu carro para o pit lane, o mais rápido possível e abandonar a corrida. Como essa é a punição mais grave da categoria, é preciso que seja respeitada o quanto antes. O piloto que ignora a bandeira preta pode ser suspenso de outras corridas e ainda pagar multa.

Pilotos que receberam bandeira preta na Fórmula 1

  • Al Pease – Canadá 1969
  • Hans Heyer – Alemanha 1977
  • Elio de Angelis – Grã-Bretanha 1981 e Austrália 1985
  • Alain Prost – Itália 1986
  • Ayrton Senna – Brasil 1988
  • Nigel Mansell – Portugal 1989
  • Michael Schumacher – Grã-Bretanha 1994
  • Jarno Trulli – Áustria 2001
  • Juan Pablo Montoya – EUA 2004 e Canadá 2005
  • Felipe Massa – Canadá 2007
  • Giancarlo Fisichella – Canadá 2007

O GP do Canadá de 2007 é o único na história até hoje em que dois pilotos receberam a bandeira preta. Felipe Massa, na época pilotando a Ferrari e Giancarlo Fisichella, dá Ranult, ultrapassaram um sinal vermelho mostrado na saída do box. O fato aconteceu na 51ª volta, da corrida vencida por Lewis Hamilton.

Em 1994, Michael Schumacher foi desclassificado na Inglaterra por ultrapassar Damon Hill durante a volta de apresentação, não cumprindo a pena de stop and go no tempo limite. O alemão deveria pagar até a volta 22, mas o fez na 27. Ele levou ainda duas corridas de suspensão, que pagou nas provas da Itália e de Portugal, respectivamente 12ª e 13ª da temporada, embora a corrida inglesa tenha sido a oitava.

Até mesmo Ayrton Senna foi punido com a bandeira preta, durante o GP Brasil 1988, disputado em Jacaré Paguá. Ele deveria largar na pole position, mas seu carro apresentou problemas e precisou pegar o reserva, partindo dos boxes. O problema era que o regulamento impedia essa mudança de carro após a bandeira verde, fazendo com que o tricampeão fosse desclassificado na 30ª volta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.