Nesta quarta-feira (1°) completa 30 anos da morte de Ayrton Senna. Em um caótico Grande Prêmio de San Marino, realizado no Circuito de Ímola, o piloto brasileiro sofreu um acidente gravíssimo que tirou a sua vida. Senna deixou, além de um grande vazio para os brasileiros que acompanhavam a categoria nas manhãs de domingo, uma “pulga atrás da orelha” de todos, o famoso ” e se?”.
O futuro com Ayrton Senna sem ter falecido deixa muitas pessoas com dúvidas de como seria esse mundo utópico. Muitos achavam que ele ainda poderia conquistar mais títulos da categoria, porém essa realidade poderia ser bastante complicada. Em 2011, a revista “Super Interessante” fez uma simulação de como seria se Ayrton ainda estivesse vivo. Ela colocou o brasileiro com dois títulos a mais, assim terminaria sua carreira na categoria com cinco taças da Fórmula 1.
Simulação coloca Ayrton Senna com cinco títulos da Fórmula 1 e Barrichello campeão
Na simulação feita pela revista, Senna foi colocado como campeão da Fórmula 1 nos anos de 1994 e 1997. Ainda, ela coloca Rubens Barrichello como o grande campeão da categoria no ano de 1996. Com uma Fórmula 1 menos segura, esse mundo utópico teria Michael Schumacher como falecido após um grave acidente em 1999, já que a categoria não teria muita segurança, já que muito desses protocolos e mudanças vieram após o falecimento de Senna.
Inclusive com uma passagem pela Ferrari no final dos anos 90, Senna voltaria para a categoria em 2009, porém como dono de uma equipe. Em uma parceria com Ross Brawn, ele fundaria a Senna GP, que contaria com dois pilotos brasileiros. Semelhante ao que aconteceu com a Brawn GP, um piloto da equipe seria campeão, nesse caso Bruno Senna.