O ano de 1994 é marcante em todos os aspectos para o fã da Fórmula 1. Foi neste ano que Michael Schumacher, com uma Benetton, conquistou o seu primeiro Mundial de Pilotos da categoria. No Grande Prêmio de San Marino daquela temporada, o mundo do automobilismo viu ao vivo a morte de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger, além de um grave acidente de Rubens Barrichello.
Para Rubinho, este ano não é marcado somente por pontos negativos. No GP do Pacífico daquele ano, ele conseguiu conquistar o seu primeiro pódio da carreira. No dia 17 de abril, quando ocorreu a corrida, era esperado que Ayrton Senna fosse o brasileiro que conseguisse ao menos subir no pódio, em especial por conta do péssimo início de ano que estava com a Williams. Mas isso não se confirmou.
Rubens Barrichello surpreendeu todos ao subir no pódio no GP do Pacífico
Enquanto Senna não teve um bom início de corrida e acabou ficando para trás, Rubinho conseguiu conquistar posições e aos poucos foi escalando o grid. No final da corrida, já no terceiro lugar, por pouco ele viu aquele pódio inédito escapar das suas mãos. Uma falha no motor fez com que ele perdesse a posição para Brundle, que até tentou alcançar a segunda posição.
Porém, ele também não foi poupado de uma falha no motor. Porém, por se tratar de um superaquecimento na unidade de potência, Brundle precisou se retirar da corrida. Assim, Rubinho ficou com o caminho aberto para receber a bandeira quadriculada em terceiro lugar, o que marcou o seu primeiro pódio na Fórmula 1.