O ano de 1994 foi marcado por um misto de sentimentos para os brasileiros. No dia 1° de maio daquele ano, durante o Grande Prêmio de San Marino da Fórmula 1, Ayrton Senna sofreu um acidente na curva Tamburello que foi fatal. Durante sua carreira, ele havia conquistado três títulos mundiais e fazia a sua primeira temporada pela Williams. Porém, meses mais tarde o povo brasileiro teve uma notícia para sorrir.
No dia 17 de julho daquele ano no Rose Bowl, no estado da Califórnia, a seleção brasileira enfrentou a Itália na grande decisão da Copa do Mundo, que naquele ano era disputada nos Estados Unidos. A partida não saiu do 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação. Na disputa de pênaltis, o Brasil conseguiu se tornar campeão. Aquela partida foi realizada no domingo, quando as corridas da Fórmula 1 constumam ser realizadas.
Final da Copa de 1994, onde aconteceu o Tetra do Brasil, não contou com corrida da Fórmula 1 no mesmo dia
Naquele dia, a Fórmula 1 não teve uma corrida. Assim, a partida decisiva da Copa do Mundo não teve nenhuma disputa com a principal categoria do automobilismo. A última corrida que havia sido realizada antes da decisão foi no dia 10 de julho, uma semana antes da corrida. Depois disso, a próxima prova da F1 foi realizada no dia 31 do mesmo mês. Na ocasião, aquela corrida aconteceu na Alemanha.
Curiosamente, o mundo da Fórmula 1 teve uma singela homenagem que partiu da seleção brasileira no mesmo dia da final. Após conquistar o tão sonhado título, os jogadores do Brasil estenderam uma faixa em homenagem para Ayrton Senna, que meses antes havia falecido.