Carlos Sainz, um dos nomes mais cobiçados do mercado de pilotos, pode ter um destino completamente inesperado em 2025. De acordo com uma reportagem da revista inglesa Autosport publicada nesta quinta-feira (23), o piloto espanhol está em negociações avançadas para assumir o lugar do americano Logan Sargeant na Williams.
Sainz foi informado em janeiro que não continuará na Ferrari no próximo ano, pois a equipe italiana decidiu não renovar seu contrato para abrir espaço para o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, que virá da Mercedes para formar dupla com Charles Leclerc.
O nome de Sainz tem sido associado há meses à Sauber, que está em transição para se tornar Audi em 2026. No entanto, a equipe alemã gostaria de uma resposta rápida, enquanto Sainz prefere aguardar mais tempo, na expectativa de surgirem outras oportunidades.
Outras portas estão se fechando para Sainz
As outras vagas cobiçadas por Sainz são na Red Bull e na Mercedes. No entanto, a equipe taurina está em negociações para manter Sergio Pérez por mais um ano ao lado do tricampeão mundial Max Verstappen, enquanto a tendência da equipe de Brackley é promover o jovem italiano Andrea Kimi Antonelli, atualmente na Fórmula 2, para formar dupla com George Russell.
Sem essas opções desejadas, surgiu a possibilidade da Williams. A equipe de Grove, atualmente a última colocada no Mundial de Construtores, já garantiu o futuro de Alexander Albon até 2027, enquanto o chefe de equipe James Vowles está empenhado em modernizar a infraestrutura do time.
Outro fator que pode influenciar a decisão é que a Williams é cliente da Mercedes, que enfrenta especulações de que seu projeto de motor para 2026 estaria mais avançado que o das montadoras rivais.
Às vésperas do GP de Mônaco da Fórmula 1, Carlos Sainz chegou a Monte Carlo com a percepção geral de que um acordo com a Sauber seria o mais provável. No entanto, o piloto espanhol afirmou que ainda não tomou nenhuma decisão e que tem várias opções em consideração.
“Nos bastidores, sei mais do que se comenta. Existem rumores, mas não se preocupem, não vou revelar nada. Vou analisar todas as possibilidades e tomar a melhor decisão. Só posso dizer isso, e assim que eu tiver clareza, as coisas vão acontecer rapidamente. É uma questão de reunir tudo o que sinto que preciso no meu próximo contrato”, afirmou Sainz.
Carlos está na Fórmula 1 desde 2015, com 189 largadas, 3 vitórias, 21 pódios e 5 poles. Ele ingressou na Ferrari em 2021 para substituir Sebastian Vettel e, desde então, conquistou suas três vitórias na carreira nos GPs da Inglaterra de 2022, Singapura de 2023 e Austrália de 2024. Atualmente, ocupa o quinto lugar no Mundial de Pilotos, com 93 pontos.