No último sábado (17), Silvio Santos, fundador do canal de televisão SBT e considerado por muitos como um dos maiores comunicadores da história do Brasil, veio a falecer. De acordo com o Hospital Albert Einstein, Silvio veio a falecer devido a uma broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1). Ao longo do tempo em que esteve no comando da SBT, Silvio sempre foi ousado com relação as escolhas que tomava. Várias delas deram super certo, ao menos por um período.
A Fórmula 1 foi uma das atrações da TV brasileira que foi seriamente ameaçada por uma decisão de Silvio. No ano de 1995, vendo que a principal categoria do automobilismo mundial sofria com a perda do interesse dos brasileiros, após a morte de Ayrton Senna em 1994, o SBT começou a transmitir a Fórmula Indy, que na época vivia a sua melhor fase, com vários grandes nomes do Brasil.
Silvio Santos surpreendeu todos ao transmitir Fórmula Indy no Brasil
Nos primeiros anos da Fórmula Indy sendo transmitida no SBT, a emissora conseguiu ameaçar seriamente a audiência da F1 na Globo. O ponto mais alto dessa parceria aconteceu no ano de 1996, quando foi transmitida a Rio 400, corrida da Indy que foi realizada no Brasil, no anel externo do autódromo de Jacarepaguá entre os anos de 1996 a 2000.
Porém, com a saída de Emerson Fittipaldi, que precisou se aposentar após sofrer um grave acidente, o interesse do público nacional pela Indy também começou a diminuir, mesmo que vários brasileiros ainda estivessem correndo na categoria. Com isso, aos poucos a atração foi escondida na programação do SBT, onde a grande maioria das provas eram reprisadas horas após sua realização. Em 2000, a Indy deixou de ser exibida na emissora de Silvio Santos.