Ele é um dos pilotos mais adorados pelos fãs da velocidade. Nigel Mansell vive no imaginário do torcedor, muito pelo fato de correr pelas pistas na era de ouro da Fórmula 1.
Correndo com lendas como Ayrton Senna e Alain Prost, o britânico de estilo agressivo e muitas vezes atrapalhado, lutou pelo tão sonhado título até conquistar em 1992. E aqui vamos relembrar um pouco da carreira do “Leão” e fatos que provam o motivo de Mansell viver pra sempre na história da categoria.
O começo
Inicialmente, o piloto britânico deu os primeiros passos no mundo do automobilismo em 1976, quando competiu na Fórmula 3 britânica. Durante essa temporada, ele brilhou ao vencer seis das nove corridas que disputou. No ano seguinte, em 1977, venceu em 33 das 42 corridas em que participou, conquistando assim o título da categoria.
Em 1978, avançou para a Fórmula 3, onde enfrentou desafios com um carro que não era exatamente competitivo. Apesar disso, conseguiu uma pole position e um impressionante segundo lugar durante a temporada.
Em 1979, ele assinou com a equipe Dave Price Racing, alcançando sua primeira vitória na categoria, que aconteceu em Silverstone. Ao final do campeonato, ele terminou em 8º lugar na classificação geral. Como resultado de seu desempenho promissor, Colin Chapman contratou-o como piloto de testes da equipe Lotus na Fórmula 1, em 1980.
Nigel Mansell chega na Fórmula 1
Nigel Mansell iniciou sua trajetória na Fórmula 1 como piloto de testes da equipe, trabalhando no desenvolvimento da versão B do Lotus 81. Sua habilidade ficou evidente nos testes, onde registrou voltas muito rápidas, o que eventualmente lhe abriu a porta para sua estreia em um Grande Prêmio da categoria.
Sua estreia ocorreu em 1980, no GP da Áustria, largando na 24ª posição e abandonando na volta 40, devido a problemas no motor. Ele também competiu no GP da Holanda, além de não conseguir se qualificar para o GP da Itália. Ao final da temporada, ele havia participado de três GPs, sem conquistas nenhum ponto.
Em 1981, Mansell teve sua primeira temporada completa na Fórmula 1 ao lado do italiano Elio De Angelis. Durante essa temporada, ele conquistou seu primeiro pódio no GP da Bélgica e acumulou oito pontos, terminando em 14º na classificação geral.
Na temporada de 1982, ele repetiu a 14ª posição na classificação, desta vez com sete pontos e um impressionante 3º lugar no GP do Brasil. Seu contrato foi estendido por Colin Chapman, mas infelizmente, Chapman faleceu pouco depois. O comando da equipe passou para Peter Warr, com quem Mansell não tinha um relacionamento tão harmonioso.
Em 1984, a equipe Lotus voltou a usar pneus Goodyear, e Mansell conquistou sua primeira pole position no GP dos EUA, em Dallas. Apesar de conseguir dois pódios e terminar o campeonato entre os dez primeiros pela primeira vez, essa foi sua última temporada com a equipe.
O ápice da carreira
Em 1985, Mansell assinou com a equipe de Frank Williams para ser companheiro de equipe do campeão de 1982, o finlandês Keke Rosberg. Essa parceria durou quatro anos e foi marcada por 13 vitórias e cinco segundos lugares.
Entre os anos na equipe Williams ficou a frustração pelo título de 1986 perdido na última corrida, na Austrália, com um estouro do pneu, um caneco que era certo do Leão. Além disso, a rivalidade com Nelson Piquet entrou para a história e esquentou a equipe ao longo das temporadas, o ato final veio com outra derrota, o vice de 1987, perdendo exatamente para Piquet.
Em 1989, Mansell ingressou na Ferrari, onde competiu até 1990 e conquistou três vitórias, cinco segundos lugares e três terceiros lugares. Três anos depois, ele retornou à equipe Williams. Em sua primeira temporada de volta, Mansell conquistou cinco vitórias e quatro segundos lugares. Apesar do título de Ayrton Senna, já era claro que a Williams tinha o melhor carro e as aspirações de Mansell para 1992 poderiam ser as melhores possíveis.
Em 1992, Nigel Mansell alcançou o ponto mais alto de sua carreira, finalmente conquistou o
mundial de Fórmula 1. Durante essa temporada, ele venceu praticamente todas as corridas em que competiu e não saiu do pódio em nenhuma delas.
Curiosidades sobre Nigel Mansell
Após sua carreira na Fórmula 1, Mansell teve uma segunda passagem pela equipe Williams, competiu pela McLaren e fez sua última aparição na Jordan. Em seguida, foi convidado por Paul Newman para fazer parte da equipe na CART e surpreendeu ao conquistar o título da categoria logo em sua temporada de estreia, superando Emerson Fittipaldi.
Finalmente, em 1998, Nigel Mansell fez uma breve volta ao automobilismo no campeonato de turismo da Inglaterra, acumulando sete pontos e terminando em 18º lugar. Mais tarde, em 2005, ele participou da GP Masters.
Números do “Leão” na Fórmula 1
Corridas: 187
Vitórias: 31
Pole Positions: 32
Pódiuns: 59
Temporadas Completas: 15
Pontos totais: 482
Voltas percorridas: 8750
Voltas mais rápidas: 30