O anúncio oficial da promoção de Andrea Kimi Antonelli à Fórmula 1 pela Mercedes em 2025 é aguardado com ansiedade pelos torcedores para este fim de semana. O piloto de Bolonha substituirá Lewis Hamilton (que é esperado na Ferrari) e será o novo companheiro de equipe de George Russell.
Hoje, Antonelli fez sua estreia na Fórmula 1 durante a primeira sessão de treinos livres do Grande Prêmio da Itália, pilotando o Mercedes W15. Ele usará o número 12, com George Russell cedendo temporariamente seu assento. Helmut Marko elogiou a Mercedes, chamando de “corajosa” a decisão de promover Antonelli à F1 em 2025.
Plano da Mercedes para evitar a pressão sobre o novo talento
Em entrevista à BBC, Toto Wolff destacou que fará o possível para proteger o jovem de 18 anos da pressão que a mídia – especialmente a italiana – que é muito conhecida no mundo por esse tipo de abordagem.
“Você só descobre se alguém está pronto para a F1 quando o coloca na disputa”, afirmou Wolff. “Acredito que Kimi está preparado. Estamos fazendo tudo o que podemos para que ele tenha alguns dias de testes. Não estamos lá com ele no carro; ele é quem tem que fazer isso. Ele tem o talento, a inteligência e a habilidade para se sair bem. Precisamos garantir que ele tenha um ‘ecossistema’ ideal para aprender e crescer. É essencial dar tempo aos jovens pilotos. – disse Wolff.
O chefe da Mercedes ainda falou sobre uma possível comparação com Russell: “George é um competidor formidável, um dos melhores. Não se pode esperar que um jovem de 18 anos entre no carro e o supere. Isso não vai acontecer. É impossível. E é por isso que devemos garantir que a imprensa, especialmente na Itália, não coloque pressão excessiva sobre ele”, disse o chefe da Mercedes, pensando em 2025, quando Antonelli será o companheiro de equipe de George Russell.