Temporada 2008 da Fórmula 1: Quase título de Massa e emoção até o último instante

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A temporada de 2008 da Fórmula 1 foi uma das mais emocionantes e disputadas da história da categoria. Foi marcada por uma intensa batalha pelo título entre Lewis Hamilton, da McLaren, e Felipe Massa, da Ferrari, que se estendeu até a última corrida. O brasileiro chegou a ser campeão por alguns segundos, mas acabou com a segunda colocação.

A temporada começou em março, no Grande Prêmio da Austrália, com uma vitória de Hamilton. Ao longo do ano, os dois pilotos protagonizaram uma série de corridas emocionantes, alternando-se na liderança do campeonato.

No decorrer da temporada, outros pilotos também tiveram momentos de destaque. Kimi Räikkönen, companheiro de equipe de Massa na Ferrari, teve algumas vitórias importantes, enquanto pilotos como Robert Kubica, da BMW Sauber, e Fernando Alonso, da Renault, também conquistaram pódios e vitórias em algumas corridas.

A disputa pelo título ficou ainda mais acirrada nas últimas corridas da temporada. No Grande Prêmio do Japão, Hamilton se envolveu em um incidente na primeira curva, o que lhe custou pontos preciosos. No Brasil, na última corrida do ano, Massa venceu, mas Hamilton conseguiu terminar em quinto lugar, o suficiente para garantir o título mundial por apenas um ponto de diferença.

Além da disputa pelo campeonato de pilotos, a temporada de 2008 também foi marcada por rivalidades entre as equipes, como McLaren e Ferrari, que brigavam pelo título de construtores. A Ferrari acabou levando a melhor, conquistando o campeonato de construtores.

Quais equipes disputaram a temporada 2008 da Fórmula 1?

A Fórmula 1 contou com a participação inicial de 11 equipes. No entanto, a Super Aguri anunciou sua desistência em 6 de maio de 2008, devido a problemas financeiros, tendo competido em apenas quatro corridas. Além disso, esta foi a última temporada em que a Honda participou, encerrando sua presença na Fórmula 1 na final de dezembro, também devido a dificuldades financeiras. As participantes foram as seguintes:

  • Ferrari;
  • McLaren-Mercedes;
  • BMW Sauber;
  • Renault;
  • Toyota;
  • Toro Rosso-Ferrari;
  • Red Bull-Renault;
  • Williams-Toyota;
  • Honda;
  • Force-India-Ferrari;
  • Super Aguri-Honda.

Começo de temporada 2008 da Fórmula

A temporada de 2008 da Fórmula 1 teve um início incomum no GP da Austrália, com nove carros envolvidos em acidentes, cinco abandonos devido a falhas mecânicas e uma desqualificação, resultante em apenas sete pilotos completando a corrida. Lewis Hamilton conseguiu evitar a confusão e abriu uma ampla vantagem na primeira posição, mesmo com várias intervenções do carro de segurança.

Na segunda etapa da temporada, no GP da Malásia, a Ferrari conquistou uma vitória dominante, com Kimi Räikkönen terminando cerca de 20 segundos à frente de Robert Kubica, da BMW Sauber. Massa, que largou na pole position, teve problemas durante a troca de pneus em seu pit stop e provocou uma falha no motor, sendo forçado a abandonar a corrida. Hamilton teve um problema com a poeira dos freios de outros carros, o que resultou em uma parada mais longa nos boxes, e terminou na quinta posição.

No GP do Barém, encerrando a primeira parte das corridas asiáticas, Massa garantiu uma vitória. Ele largou em segundo lugar e ultrapassou Kubica na primeira volta. A partir daí, a Ferrari dominou a corrida, com Räikkönen saltando da quarta para a segunda posição, garantindo a primeira dobradinha na temporada. Hamilton teve mais uma corrida difícil, mesmo largando em terceiro lugar, colidindo com a traseira de Alonso e danificando o bico do carro, gerando uma parada extra e chegando em 13º.

Raikonem liderou no começo da temporada

No desembarque da Fórmula 1 na Europa em 2008, na Espanha, Räikkönen teve um excelente desempenho na classificação e conquistou a pole. Ele manteve a liderança na primeira curva, enquanto Felipe Massa ultrapassou Fernando Alonso e garantiu a segunda posição. Räikkönen conquistou sua segunda vitória da temporada, com Massa em segundo lugar. Lewis Hamilton ficou em terceiro, seguido por Robert Kubica.

Com a saída da Super Aguri do campeonato mundial, algumas alterações foram feitas na sessão de classificação, reduzindo o número de carros eliminados nas primeiras e segundas sessões de seis para cinco, mantendo os 10 pilotos na terceira sessão.

Na qualificação da Turquia, houve um confronto direto entre Ferrari e McLaren. Felipe Massa conquistou sua segunda pole position consecutiva, à frente dos pilotos da McLaren. O líder do campeonato, Räikkönen, classificou-se em quarto lugar. Logo no início da corrida, Hamilton ultrapassou Kovalainen e assumiu a segunda posição, atrás de Massa. Felipe Massa venceu a corrida, conquistando sua terceira vitória consecutiva nesse circuito, com Hamilton em segundo.

Em Mônaco, Massa garantiu a terceira pole position. No dia da corrida, a pista estava escorregadia devido à chuva intermitente. Massa manteve a liderança na primeira curva, enquanto Hamilton passou Räikkönen. As condições pioraram e Lewis colidiu com barreiras na curva 12, precisando parar nos boxes. Após a saída do safety car, Massa recebeu uma punição de drive through, caindo para a quarta posição. Depois, com a parada de Kubica, Hamilton assumiu a liderança. O ritmo lento fez com que o tempo regulamentar de duas horas fosse atingido após 76 voltas das 78 prescritas. De forma surpreendente, Hamilton venceu, seguido por Kubica, com Massa e Webber completando os quatro primeiros. Kimi era o líder.

Kubica venceu corrida maluca no Canadá e Massa brilhou na França

Na etapa do Canadá, Lewis Hamilton garantiu sua segunda pole position, seguido por Felipe Massa e Kimi Räikkönen. A corrida começou com Hamilton mantendo a liderança e abrindo vantagem sobre Robert Kubica. No entanto, na 16ª volta, o carro de Adrian Sutil teve um problema na caixa de câmbio e pegou fogo, levando à entrada do carro de segurança. Enquanto Raikkonen estava saindo do boxe, uma luz vermelha acendeu, bloqueando sua saída. Kubica conseguiu frear e evitar uma colisão, mas Hamilton não parou e colidiu com o carro de Räikkönen, resultando no abandono de ambos.

Após as paradas nos boxes, Kubica passou a dividir a liderança da corrida com seu companheiro de equipe Nick Heidfeld. Fernando Alonso estava em terceiro lugar e lutava com Heidfeld pela segunda posição, mas acabou rodando e batendo nas proteções da pista, danificando sua suspensão. Kubica manteve vantagem e conquistou sua primeira vitória na carreira, com Heidfeld em segundo e David Coulthard da Red Bull em terceiro. O resultado deixou Kubica na liderança do campeonato.

No GP da França, Kimi Räikkönen conquistou a 200ª pole position da Ferrari em sua história. Ele manteve a liderança na largada, com Massa em segundo. Na volta 13, Lewis Hamilton recebeu uma penalidade de drive-through por cortar a curva sete na primeira volta e ganhar vantagem. Na metade da corrida, o ritmo de Räikkönen caiu e Massa se aproximou, ultrapassando seu companheiro de equipe na volta 39. Massa cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, quase 18 segundos à frente de Räikkönen, assumindo a liderança do campeonato.

Chuva pesada na Inglaterra e vitória de Hamilton

No Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Silverstone, Heikki Kovalainen conquistou sua primeira pole position. Mark Webber largaria ao seu lado na segunda posição, o melhor resultado de qualificação da Red Bull Racing até então, enquanto Kimi Raikkonen partiria em terceiro.

A pista estava molhada, e os pilotos optaram por pneus intermediários. No entanto, os três primeiros colocados não conseguiram aderência na largada e foram ultrapassados ​​por Lewis Hamilton já na primeira curva, embora Kovalainen tenha recuperado a liderança em seguida. Felipe Massa encarou dificuldades, rodando duas vezes durante as primeiras voltas e caindo para as últimas posições.

Hamilton sentiu a diferença para Kovalainen e o ultrapassou na curva Stowe em sua quinta volta. Na volta 10, Kovalainen rodou ao passar por uma poça, permitindo que Raikkonen o ultrapassasse. Raikkonen aumentou seu ritmo à medida que a pista secava e chegou a ficar a um segundo de Hamilton. No entanto, quando a chuva passou, Hamilton já havia trocado para pneus intermediários, enquanto Raikkonen teve que fazer uma nova parada para colocar pneus de pista seca.

Faltando vinte voltas para o final da corrida, a chuva ficou intensa. Enquanto todos os pilotos estavam com pneus intermediários, Rubens Barrichello já havia equipado seu carro com pneus para chuva extrema, o que o tornava cerca de nove segundos mais rápido por volta do que a maioria do pelotão. Barrichello subiu rapidamente para a quarta posição.

Hamilton cruzou a linha de chegada com uma vantagem de mais de um minuto sobre Nick Heidfeld, que terminou em segundo lugar, seguido por Barrichello em terceiro. Foi o melhor desempenho da Honda em 2008, e a margem de vitória foi a maior desde o Grande Prêmio da Austrália de 1995. Raikkonen terminou em quarto, à frente de Kovalainen e Alonso.

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No Grande Prêmio da Alemanha, Lewis Hamilton conquistou sua terceira pole position da temporada, seguido por Felipe Massa e Heikki Kovalainen. O inglês liderou a corrida, mas cometeu um erro após um pit stop e foi ultrapassado por Jarno Trulli. Ele recuperou a liderança e venceu a corrida, com Nelson Piquet Jr. em segundo lugar, conquistando seu primeiro pódio, e Massa em terceiro lugar. Foi a primeira vez desde 1991 que dois brasileiros subiram ao pódio juntos.

No GP da Hungria, Hamilton garantiu a pole position, seguido por Kovalainen e Massa. Massa assumiu a liderança na largada, mas Hamilton tentou uma estratégia diferente de combustível para ultrapassá-lo. No entanto, um problema no pneu fez com que Hamilton perdesse posições, permitindo que Massa abrisse uma vantagem confortável. Contudo, o motor da Ferrari quebrou nas últimas voltas, permitindo que Kovalainen vencesse. O resultado deixou Lewis em primeiro no Mundial, com a vitória o brasileiro seria líder.

No Grande Prêmio da Europa, Felipe Massa conquistou a pole position, seguido por Lewis Hamilton e Robert Kubica. Durante a corrida, houve um incidente perigoso no pit stop de Massa, mas ele manteve sua vitória após uma multa para a Ferrari. Massa venceu uma corrida, com Hamilton em segundo lugar e Kubica em terceiro, mantendo-se como posições da largada.

Massa líder novamente da Fórmula 1 2008

No Grande Prêmio da Bélgica, Lewis Hamilton conquistou a pole position, mas perdeu a liderança para Kimi Raikkonen. Após uma chuva intensa, Hamilton ultrapassou Raikkonen e venceu a corrida, mas uma punição o relegou ao terceiro lugar, com Felipe Massa sendo declarado vencedor. Ainda assim, o piloto da McLaren continuou em primeiro lugar no campeonato.

No Grande Prêmio da Itália, Sebastian Vettel obteve sua primeira pole position e venceu uma corrida, seguido por Heikki Kovalainen e Robert Kubica. Foi uma conquista improvável, a primeira da história da Toro Rosso, que se repetiria apenas mais uma vez. Também abriu as portas para que no ano seguinte ele fosse para a Red Bull. Já Massa e Hamilton chegaram em sexto e sétimo, respectivamente.

No Grande Prêmio de Singapura, a primeira corrida noturna da Fórmula 1, Felipe Massa conquistou a pole position, mas uma série de incidentes levou Fernando Alonso a vencer a corrida, com Nico Rosberg em segundo e Lewis Hamilton em terceiro. O acidente envolvendo Nelson Piquet Jr. e a equipe Renault gerou polêmica e foi proposital. Massa ainda sofreu com a mangueira presa no reabastecimento de seu carro, nesta prova.

Disputa alucinante nas últimas três corridas da F1 2008

No Grande Prêmio do Japão, Lewis Hamilton conquistou a pole position, mas se envolveu em uma colisão na primeira curva com Kimi Raikkonen e Heikki Kovalainen, permitindo que Robert Kubica assumisse a liderança. Felipe Massa também se envolveu em um acidente com Hamilton mais tarde. Fernando Alonso acabou vencendo, seguido por Kubica e Raikkonen. A vantagem do inglês era de 5 pontos para Massa no campeonato e Kubica tinha 12 a menos.

No Grande Prêmio da China, Hamilton garantiu mais uma pole position e liderou a corrida de forma dominante, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar, com Massa em segundo e Raikkonen em terceiro. O resultado eliminou Kubica da disputa pelo título e deixou a situação confortável para Hamilton, que precisaria chegar somente em quinto no Brasil.

No Grande Prêmio do Brasil, Massa conquistou a pole position e liderou a corrida praticamente toda. Tudo estava dando certo para o piloto brasileiro, que cruzou a linha de chegada como campeão mundial, até que Hamilton conseguiu uma ultrapassagem nas últimas curvas, suficiente para chegar em quinto e ser campeão. Chovia naquele momento e Glock, da Toyota, não estava com pneus para pista molhada, sendo ultrapassado pelo inglês.

Por que Felipe Massa não foi campeão da Fórmula 1 em 2008?

Felipe Massa perdeu o título de 2008 por um ponto e teria sido campeão em caso de empate na pontuação, já que venceu seis vezes, contra cinco do britânico. Entretanto, uma série de acontecimentos ajudam a explicar por que ele perdeu aquela disputa. Vale lembrar que Hamilton já havia sido vice no ano anterior, quando estreou na F1.

A batalha foi ferrenha o campeonato inteiro. Na Hungria, a vitória estava nas mãos da Ferrari, qunado o motor do carro quebrou faltando apenas três voltas para o fim da corrida. Naquele dia, Lewis chegou em quinto, teria sido sexto e Massa ganharia. Aqui, podemos contar mais 10 pontos para o brasileiro e menos um para o inglês.

Em Singapura foram dois problemas, primeiro a colisão proposital de Nelsinho Piquet com o muro para favorecer Fernando Alonso e segundo o problema no abastecimento da Ferrari. Massa poderia ter vencido, mas chegou só em 13º lugar. Se tivesse ganhado, eram mais 10 pontos para ele e menos um para Hamilton.

No mundo real, Felipe Massa perdeu por um ponto, mas poderia ter sido campeão com 21 pontos. E não seria difícil que o título acontecesse, bastava que um dos dois episódios não tivesse acontecido. Hamilton também se atrapalhou no Canadá e poderia não ter abandonado, onde somaria mais pontos. Ainda assim, a taça escapou das mãos do brasileiro.

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