O Brasil já contou com muitos grandes nomes dentro da Fórmula 1, como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi e entre muitos outros. Desde as últimas corridas de 2020, quando Roman Grosjean se ausentou de corridas por conta de grave acidente e Pietro Fittipaldi foi escolhido para entrar no seu lugar, o país não conta com representantes na pista.
Já com pilotos titulares, a última vez que o Brasil teve um representante foi em 2017, na última temporada de Felipe Massa na categoria. Mesmo que isso aconteça a muito tempo, diversos pilotos brasileiros que são excelentes não conseguiram passar pela categoria. Esse é o caso de Gil Ferran, considerado o maior nome da história do automobilismo brasileiro e que não conseguiu um assento na F1.
Gil de Ferran é apontado como um dos maiores pilotos brasileiros que não passou pela F1
Nascido em 1967, Gil de Ferran teve uma grande carreira de sucesso nas divisões de base, onde conseguiu mostrar bastante talento dentro das pistas. Durante o início dos anos 90 ele ganhou chances de fazer alguns testes com equipes da Fórmula 1, com destaque para a Williams que tinha um dos melhores carros da época. Porém, por falta de patrocínios, a vaga na categoria nunca veio.
Porém, ele conseguiu uma chance no automobilismo americano. Ele conseguiu ter um grande sucesso, onde conquistou várias vitórias e titúlos na categoria. Ele também conseguiu uma lendária vitória nas 500 milhas de Indianápolis de 2003. Depois de se aposentar, ele ainda seguiu trabalhando como consultor de equipe na Fórmula 1. Gil veio a falecer em 2003.