Esse é o recorde da F1 que Max Verstappen vai precisar correr muito pra superar Hamilton e Schumacher
Max Verstappen foi um dos pilotos mais destacados do fim de semana do GP da Áustria devido à sua performance e à polêmica batalha com Lando Norris. Além disso, o atual tricampeão de Fórmula 1 alcançou uma marca histórica no último sábado (29), ao conquistar sua oitava pole position da temporada 2024 em 11 provas disputadas.
Após dominar as atividades de sexta-feira em Spielberg e vencer a sprint de sábado, onde superou a dupla da McLaren com uma vantagem confortável de 4s616, Verstappen não teve dificuldades para cravar 1min04s314 na classificação, superando Norris por 0s404 e retomando a posição de honra após duas etapas.
Verstappen ainda está distante do recorde de Hamilton
Esta conquista é histórica, já que representa sua 40ª pole position na carreira, colocando-o atrás apenas de Lewis Hamilton (104), Michael Schumacher (68), Ayrton Senna (65) e Sebastian Vettel (57) em uma lista seleta de pilotos.
Tudo começou em 2019, no GP da Hungria, quando Max Verstappen, aos 19 anos de idade, superou a dominante Mercedes para conquistar sua primeira pole position na Fórmula 1. No Hungaroring, o piloto neerlandês extraiu o máximo do RB15 para marcar 1min14s572, superando Valtteri Bottas por apenas 0s018, enquanto Lewis Hamilton ficou em terceiro, quase 0s2 atrás. No dia seguinte, no entanto, Verstappen não conseguiu manter a posição contra o britânico das Flechas de Prata e terminou em segundo, com 17s796 de diferença.
Sua décima pole position foi especial, em casa, no GP da Holanda de 2021. Nesse ano, ele esteve envolvido em uma intensa batalha com Lewis Hamilton até a última volta da última corrida. Em Zandvoort, o piloto da Red Bull dominou o fim de semana: após conquistar a pole position por apenas 0s038 à frente do carro #44, Verstappen manteve o ritmo no dia seguinte e cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 20 segundos sobre o heptacampeão.
No GP de Abu Dhabi de 2022, Max Verstappen conquistou sua 20ª pole position. Com o bicampeonato já garantido após uma disputa intensa contra Charles Leclerc nas primeiras provas daquele ano, o piloto neerlandês marcou 1min23s824 como seu melhor tempo de volta, superando Sergio Pérez por 0s238. Ele não teve dificuldades para vencer a última corrida da temporada no dia seguinte.
Em 2023, dominando a temporada com 19 vitórias em 22 etapas, Max Verstappen conquistou nada menos que 12 poles, incluindo sua 30ª pole no GP do Catar. Em Lusail, ele foi mais rápido que George Russell por quase 0s5 na classificação, obrigando o piloto da Mercedes a largar do segundo lugar no grid.
No domingo, Verstappen viu os carros da Mercedes se envolverem em um incidente logo após a largada, o que lhe permitiu abrir vantagem nas primeiras voltas. No entanto, ele cruzou a linha de chegada apenas 4s833 à frente de Oscar Piastri.