O papel desempenhado pelo engenheiro de corrida na Fórmula 1 é crucial durante o fim de semana de pra um piloto, mas quem são as vozes que ecoam nos ouvidos dos 20 pilotos do grid?
Embora alguns possam ter papéis mais discretos, há aqueles cuja reputação se destaca por méritos próprios, à medida que suas mensagens de rádio são ouvidas por milhões de telespectadores. Aqui estão os 20 pilotos e os respectivos engenheiros de corrida que os acompanham.
Red Bull
Max Verstappen – Gianpiero ‘GP’ Lambiase
Gianpiero Lambiase, também conhecido como GP, tem sido a voz de Verstappen desde que o holandês se juntou à Red Bull em 2016. Antes disso, Lambiase foi engenheiro de corrida de Daniil Kvyat e, posteriormente, de Sergio Perez na Force India. Com sua franqueza e comunicação direta, GP se tornou famoso por suas conversas no rádio com Verstappen, com quem ele desenvolveu uma forte conexão. Apesar de suas trocas intensas durante as corridas, a relação deles transcende as pistas, sendo comparada pelo chefe da equipe, Christian Horner, a um “velho casal” em várias ocasiões.
Sergio Perez – Hugh Bird
Hugh Bird, que ingressou na Red Bull em julho de 2012 como engenheiro de simulação e análise, agora assume o papel de engenheiro de corrida de Sergio Perez. Após subir na hierarquia da equipe, Bird se tornou engenheiro de desempenho de Verstappen em 2018 e, finalmente, assumiu o papel de engenheiro de corrida de Perez em 2021, ano em que o mexicano se juntou à equipe.
Mercedes
Lewis Hamilton – Peter ‘Bono’ Bonnington
Peter Bonnington, mais conhecido como ‘Bono’, é um dos engenheiros de corrida mais reconhecidos da Fórmula 1, compartilhando esse reconhecimento com GP. A relação de Bono com Hamilton remonta a 2013, quando o sete vezes campeão mundial se juntou à equipe. Bono é conhecido por sua famosa frase “Meus pneus acabaram, Bono”, que se tornou parte do vocabulário da F1. Além de sua parceria com Hamilton, Bono também desempenhou o mesmo papel para Michael Schumacher antes de trabalhar com o britânico.
George Russell – Marcus Dudley
Russell, após trocar de engenheiro de corrida no início de 2023, agora é acompanhado por Marcus Dudley. Dudley, que começou como engenheiro de desempenho em 2013 antes de se tornar engenheiro de corrida, já tinha experiência em assumir o papel temporariamente em eventos anteriores.
Ferrari
Charles Leclerc – Xavier Marcos Padros
Xavier Marcos Padros é o engenheiro de corrida de Charles Leclerc desde 2019. Apesar de terem enfrentado alguns incidentes durante as corridas, o relacionamento entre eles continua sólido. Padros é conhecido por sua voz distinta enquanto repassa informações cruciais para Leclerc durante as corridas.
Carlos Sainz – Riccardo Adami
Riccardo Adami, com uma carreira na Fórmula 1 que remonta a 2002, tornou-se engenheiro de corrida de Sainz após trabalhar com nomes como Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo. Desde que Vettel deixou a Ferrari, Adami permaneceu na equipe e agora orienta Sainz em suas empreitadas nas pistas.
McLaren
Lando Norris – Will Joseph e José Manuel Lopez
Lando Norris é acompanhado por dois engenheiros de corrida ao longo da temporada: Will Joseph e José Manuel Lopez. A McLaren optou por essa abordagem para evitar o esgotamento de seus engenheiros de corrida devido ao calendário prolongado da temporada.
Oscar Piastri – Tom Stallard
Oscar Piastri, em sua estreia na Fórmula 1, é guiado por Tom Stallard, que já trabalhou com pilotos como Daniel Ricciardo, Stoffel Vandoorne e Carlos Sainz. Stallard é um veterano na equipe, tendo ingressado na McLaren em 2008 como engenheiro de testes de simulador.
Aston Martin
Fernando Alonso – Chris Cronin
Fernando Alonso foi designado para Chris Cronin como seu engenheiro de corrida após sua mudança para a Aston Martin. Alonso enfatizou anteriormente a importância do relacionamento entre o piloto e o engenheiro de corrida, destacando a necessidade de uma relação próxima e de confiança.
Lance Stroll – Ben Michell
Ben Michell assumiu o papel de engenheiro de corrida de Lance Stroll após a promoção de Brad Joyce a chefe de engenharia de pista em 2021. Michell trabalhou anteriormente na Caterham e na Toro Rosso antes de ingressar na Aston Martin.
Alpine
Esteban Ocon – Josh Peckett
Esteban Ocon é orientado por Josh Peckett desde 2016, quando este último era engenheiro de corrida de Pascal Wehrlein. Peckett assumiu o papel de engenheiro de corrida de Ocon em 2021, quando a equipe mudou de nome para Alpine.
Pierre Gasly – Karel Loos
Karel Loos, que trabalhou anteriormente com pilotos como Fernando Alonso e Carlos Sainz, agora é o engenheiro de corrida de Pierre Gasly na Alpine. Loos ingressou na equipe em 2017 e desempenhou várias funções antes de se tornar o engenheiro de corrida de Gasly.
Williams
Alex Albon – James Urwin
James Urwin, que ingressou na Williams em 2014 como engenheiro de desempenho, agora é o engenheiro de corrida de Alex Albon. Urwin trabalhou anteriormente com pilotos como Lance Stroll e George Russell antes de se tornar o engenheiro de corrida de Albon.
Logan Sargeant – Gaetan Jego
Logan Sargeant é guiado por Gaetan Jego, que ingressou na Williams em 2019. Jego tem experiência anterior como engenheiro de corrida na ART Grand Prix antes de se juntar à Williams.
RB
Yuki Tsunoda – Mattia Spini
Mattia Spini é o engenheiro de corrida de Yuki Tsunoda desde a estreia do piloto japonês em 2021. Spini trabalhou anteriormente com pilotos como Daniil Kvyat e Pierre Gasly antes de assumir o papel de engenheiro de corrida de Tsunoda.
Daniel Ricciardo – Pierre Hamelin
Pierre Hamelin, que começou como engenheiro de corrida de Nyck de Vries, agora orienta Daniel Ricciardo na Alfa Tauri. Hamelin teve uma temporada movimentada, trabalhando com três pilotos diferentes em um curto espaço de tempo.
Alfa Romeo
Valtteri Bottas – Alex Chan
Alex Chan continuou em seu cargo após a chegada de Valtteri Bottas, tendo anteriormente desempenhado o mesmo papel para Kimi Räikkönen. Essa continuidade significou que Chan foi o engenheiro de dois finlandeses consecutivos na equipe.
Zhou Guanyu – Jorn Becker
Jorn Becker e Zhou Guanyu formaram uma parceria desde a temporada de estreia do piloto chinês na equipe. Apesar dos desafios enfrentados em 2023, eles permaneceram juntos, trabalhando para superar as dificuldades ao longo do ano.
Haas
Kevin Magnussen – Mark Slade
A Haas surpreendeu ao romper sua parceria piloto-engenheiro em 2022, trazendo Mark Slade para se juntar a Kevin Magnussen no final da temporada. Magnussen e Slade já haviam trabalhado juntos na Renault em 2016, estabelecendo uma base sólida para sua colaboração na Haas.
Nico Hulkenberg – Gary Gannon
Quando Nico Hulkenberg retornou ao paddock, ele contou com a orientação de Gary Gannon, seu engenheiro de corrida de longa data. Gannon, que anteriormente foi engenheiro de corrida de Mick Schumacher, proporcionou a Hulkenberg um suporte confiável ao longo da temporada.