Enquanto nas pistas a Fórmula 1 vive um momento de pouca emoção, nos bastidores a situação é muito diferente e dramática. Com uma série de acontecimentos capazes de abalar as estruturas da categoria nos últimos tempos, agora as coisas estão se movendo novamente. Adrian Newey tomou a decisão de deixar a Red Bull após quase duas décadas.
A informação foi divulgada pela revista alemã Auto Motor und Sport. Newey ingressou na Red Bull em 2006, já consagrado por suas conquistas com Williams e McLaren na Fórmula 1. Ele foi o responsável por projetar todos os carros campeões da Red Bull, tanto durante a era de Sebastian Vettel quanto na de Max Verstappen.
Revista trouxe mais informações
Segundo o veículo, Newey está bastante perturbado devido à disputa pelo controle da empresa entre Christian Horner e a divisão tailandesa, e Helmut Marko e a divisão austríaca.
Sem desejar se envolver nesses conflitos, ele sente que corre o risco de ser cada vez mais marginalizado do projeto da Fórmula 1 para se concentrar no hipercarro RB17. No entanto, Newey ainda tem interesse em trabalhar com a Fórmula 1. Embora não esteja mais presente diariamente no escritório para atualizar o carro da Red Bull, como costumava fazer, ele ainda é o responsável por assinar os projetos finais e definir os conceitos.
Apesar da decisão do engenheiro, ainda não está claro quando estará completamente disponível no mercado. Menos de um ano atrás, ele renovou seu contrato até o final de 2025, período em que o RB17 já estará em fase de desenvolvimento avançado. No entanto, a revista alemã acredita que Newey buscará ser liberado no final de 2024.
Possível saída já era especulada
Há alguns meses, já se especulava sobre uma possível saída de Newey da Red Bull, alimentando rumores sobre o interesse em seu trabalho. Especialmente a Ferrari, em fase de reconstrução e com a contratação de Lewis Hamilton para 2025, despertou interesse, especialmente após declarações de Newey sobre a possibilidade de trabalhar na equipe italiana como algo que faltava em sua carreira. Além disso, a Aston Martin, que tem investido significativamente na F1 visando competir pelo título em 2026, também foi mencionada como possível destino.
Na semana passada, houve um certo frenesi quando Newey foi avistado no aeroporto de Bolonha, na Itália, localizado relativamente próximo à fábrica da Ferrari. Embora a Mercedes nunca tenha se pronunciado sobre um possível interesse, a contratação do renomado especialista em aerodinâmica faz sentido para uma equipe que ainda não compreendeu completamente os novos carros da F1. Além disso, se houver planos para atrair Max Verstappen da Red Bull no futuro próximo, ter Newey a bordo seria um passo crucial.
Caso Newey consiga ficar disponível no mercado até o final de 2024, sem um longo período de inatividade obrigatória, ele poderá se envolver diretamente no desenvolvimento da nova equipe para a temporada de 2026. Antes disso, sua influência seria limitada.