Quando foi a última vitória brasileira na história da Fórmula 1?
O Brasil é considerado por muitos como uma das maiores potências do automobilismo mundial, em especial no mundo da Fórmula 1. Nomes como Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi foram responsáveis por construir o nome do país na modalidade, que também já teve pilotos como José Carlos Pace, que dá nome ao autódromo de Interlagos, onde é realizada o Grande Prêmio de São Paulo, anteriormente conhecido como GP do Brasil.
A última temporada que o país teve um representante foi em 2017, quando Felipe Massa disputou a última temporada da sua carreira na Fórmula 1, pela Williams. Porém, a última vitória de um piloto brasileiro na categoria aconteceu muitos anos antes, em 2009. Na ocasião, esse resultado aconteceu com Rubinho Barrichello, que corria na BrawnGP.
Rubinho Barrichello foi o responsável pela última vitória brasileira na Fórmula 1
No Grande Prêmio da Itália de 2009, realizado no circuito de Monza, Rubinho Barrichello, com a BrawnGP, conseguiu apresentar um bom desempenho dentro das pistas e ficou com a vitória. Naquele ano, a equipe de Rubinho fazia a sua primeira temporada da principal categoria do automobilismo mundial. A equipe, mesmo com pouco investimento, conseguiu apresentar um desempenho inesperado e bateu todas as equipes na primeira metade da temporada.
Rubinho Barrichello teve um desempenho irregular ao longo daquele ano, conseguindo vencer duas provas. Enquanto isso, seu companheiro de equipe Jenson Button foi quem venceu a maioria das corridas e na segunda metade do ano manteve um desempenho regular dentro das pistas, o que foi o suficiente para ele assegurar o Mundial de Pilotos.