Adrian Newey demora quanto tempo para “transformar” um carro em vencedor?
Adrian Newey é considerado por muitos como um dos maiores projetistas da história da Fórmula 1, ao lado de outros grandes nomes que fizeram parte de décadas passadas da categoria. Newey entrou no mundo da principal competição do automobilismo mundial em 1988, quando ele foi contratado pela March e conseguiu montar um carro competitivo.
Desde então, todos conseguiram ver o talento que o projetista tinha. Isso lhe rendeu uma oportunidade na Williams em 1990, onde não parou mais de crescer. No tempo em que passou pelas equipes, a Red Bull foi onde ele levou mais tempo para conseguir transformar eles em vencedores. Ele foi contratado em 2006, mas só conseguiu trazer impacto no projeto em 2007. Porém, o primeiro título só veio em 2010.
Adrian Newey precisou de quatro anos para levar a Red Bull ao título
O projeto de 2007 e 2008 da Red Bull de Adrian Newey até mostrou bons resultados nas pistas, porém ele sofreu bastante com relação a problemas de confiabilidade. Em 2009, Newey conseguiu aperfeiçoar ainda mais o projeto e conseguiu conquistar o vice-campeonato do Mundial de Construtores, perdendo para a Brawn GP, que viveu uma grande ascensão e conseguiu conquistar o título em sua primeira, e única, temporada na categoria.
Em 2010, com Sebastian Vettel, a equipe finalmente conseguiu conquistar o título de pilotos e de equipes da principal categoria do automobilismo mundial. Inclusive, com esse título, Newey se tornou o único projetista da categoria a conseguir conquistar títulos em três equipes diferentes. Agora, Adrian vive os seus últimos momentos como funcionário da Red Bull. No primeiro trimestre de 2025, ele deixará de vez a equipe.