Felipe Massa é um dos nomes mais importantes do automobilismo brasileiro. E uma marca reconhecida e confirmada do piloto, mostra o tamanho da importância do hoje grande nome da Stock Car para nossa velocidade.
Felipe Massa ao lado de Rubens Barrichello são os dois pilotos do nosso país que já tiveram a honra de pilotar pela Ferrari na Fórmula 1. Vale lembrar que Chico Landi correu com um carro da equipe italiana em 1952, porém apenas por uma corrida e com o equipamento alugado.
Massa tem uma marca invejável para qualquer automobilista: é o brasileiro com mais vitórias pela equipe italiana. O vice-campeão da Fórmula 1 em 2008 é o quinto piloto com mais vitórias pela Ferrari na história, marca reconhecida oficialmente nas corridas chanceladas pela FIA da categoria. Massa tem 11 triunfos contra nove de Rubens Barrichello.
Felipe Massa tem 11 vitórias em 139 GPs disputados. Além disso, o brasileiro ainda conquistou 15 poles, 14 melhores voltas, 36 pódios e ainda somou 789 pontos atuando pela equipe italiana.
Massa está entre os maiores vencedores pela Ferrari
Massa só está atrás de outros quatro nomes no ranking do time de Maranello. O brasileiro está empatado com Fernando Alonso com as mesmas 11 vitórias e abaixo de Alberto Ascari (13), Sebastian Vettel (14), Niki Lauda (15) e o grande vencedor na Ferrari, Michael Schumacher, com 72 vitórias ao longo de toda história.
Massa luta pelo reconhecimento do título de 2008
Felipe Massa formalizou em março, na Superior Corte de Justiça de Londres, uma ação contra a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e a Formula One Management (FOM), além de outra contra o ex-presidente da categoria, Bernie Ecclestone.
A ação questiona o resultado do campeonato de Fórmula 1 de 2008, focando especialmente na não-anulação do GP de Singapura de 2008. O ex-piloto aguardava a resposta de uma carta enviada por ele às entidades em agosto de 2023, um passo necessário para oficializar o processo.
Segundo o blog de Lauro Jardim no “O Globo” publicado na época, Felipe Massa está buscando uma compensação que pode variar entre 64 e 150 milhões de libras nas duas ações movidas. Isso equivale a valores entre R$ 400 milhões e R$ 960 milhões.
Além disso, o ex-piloto da Ferrari também deseja que a FIA reconheça ter violado seus próprios regulamentos por não investigar o incidente envolvendo Nelson Piquet Jr no GP de Singapura. Massa argumenta que, se a FIA tivesse examinado o episódio durante a temporada, ele teria sido campeão de 2008.
O “Singapuragate” refere-se à colisão deliberada de Nelson Piquet Jr. para beneficiar seu então colega de equipe na Renault, Fernando Alonso. Felipe Massa, que estava na pole position e liderava a corrida, foi prejudicado por um erro e uma punição ao fazer seu pit stop sob o safety car, o que o fez cair para o 13º lugar.
Sem marcar pontos nessa corrida, Massa perdeu o campeonato para Lewis Hamilton por apenas um ponto de diferença. O incidente só veio à tona no GP da Hungria de 2009. Naquela época, o regulamento esportivo da Fórmula 1 permitia contestações de resultados apenas até a cerimônia de premiação da FIA realizada em dezembro de cada ano.