7 vezes que pilotos de Fórmula 1 arrumaram treta e até saíram na porrada

0

Durante os mais de 70 anos de história da Fórmula 1, inúmeras histórias cativantes e incidentes notáveis deixaram uma marca indelével na principal categoria do automobilismo mundial.

Conflitos acalorados e disputas acaloradas entre equipes e pilotos não apenas definiram eras, mas também adicionaram tempero às rivalidades de destaque. Vamos relembrar alguns desses momentos:

Rudolf Caracciola x Luigi Fagioli

A história da Fórmula 1 remonta a 1950, quando o campeonato foi oficialmente estabelecido. No entanto, muito antes disso, as rivalidades nos monopostos já estavam fervendo. Na década de 1930, dois pilotos, Fagioli e Caracciola, foram colegas na equipe Mercedes. Em 1937, Luigi Fagioli deixou a equipe e, em um ato de raiva contra seu ex-colega, tentou danificar o carro de Caracciola com um martelo para rodas.

James Hunt x Jochen Mass

Apesar de terem sido colegas na equipe McLaren durante a década de 1970, os dois pilotos nunca se deram bem. O ponto de ruptura ocorreu no Grande Prêmio do Canadá de 1977. Hunt chegou a ultrapassar Mass, mas os dois acabaram colidindo, forçando o inglês a abandonar a corrida.

Visivelmente irritado, Hunt saiu do carro e ficou na pista fazendo gestos provocativos para o alemão toda vez que ele passava pelo local do acidente. Além disso, Hunt se envolveu em uma briga com um fiscal, o que resultou em uma multa. Esse incidente gerou um clima extremamente tenso na equipe McLaren pelo restante da temporada da Fórmula 1.

Gilles Villeneuve x Didier Pironi

Essa rivalidade interna foi breve, mas trágica. Os colegas da equipe Ferrari não tinham se confrontado até o Grande Prêmio de San Marino de 1982, quando tudo mudou.

Durante a corrida, a equipe instruiu os pilotos a manterem suas posições, mas, nos momentos finais da prova, Pironi ultrapassou Villeneuve, terminando como vencedor, o que gerou grande desconforto.

Apenas duas semanas depois, durante o treino classificatório em Zolder, na Bélgica, enquanto tentava superar o tempo de seu companheiro para conquistar a pole position, Gilles Villeneuve sofreu um grave acidente e faleceu horas depois no hospital.

Nelson Piquet x Eliseo Salazar

Nelson Piquet sempre foi conhecido por sua franqueza e por não tolerar afrontas. Contudo, nada se compara à explosão de raiva que ocorreu em Hockenheim, em 8 de agosto de 1982: após ser tirado da corrida pelo retardatário Eliseo Salazar, o então campeão mundial perdeu o controle e partiu para cima do chileno, agredindo-o com socos e pontapés.

No momento do incidente, na 18ª volta do Grande Prêmio da Alemanha, Piquet liderava a corrida e buscava ampliar sua vantagem sobre os adversários antes de fazer uma parada nos boxes planejada pela Brabham para reabastecimento e troca de pneus. A fúria de Nelson foi tão intensa que ele nem se importou com o fato de Salazar ainda estar usando o capacete.

Michael Schumacher x David Coulthard

Na volta 25 do Grande Prêmio da Bélgica de 1998, Schumacher se aproximou de seu companheiro de equipe Mika Hakkinen, na McLaren, David Coulthard, para dobrá-lo. Com uma solicitação de Jean Todt, chefe da Ferrari, feita a Ron Dennis, líder da McLaren, Coulthard já estava ciente da aproximação do alemão.

No entanto, Schumacher cometeu um erro durante a manobra de ultrapassagem e colidiu com seu rival enquanto os dois se aproximavam da curva Pouhon. Enfurecido, o alemão conseguiu chegar aos boxes da Ferrari com apenas três rodas, enquanto Coulthard, sem a asa traseira, seguia logo atrás.

Schumi não hesitou: entrou nos boxes, jogou o volante de seu carro para fora, saiu e foi atrás de Coulthard. Ele até empurrou um membro de sua equipe e, ao chegar nos boxes da McLaren, foi contido pelos mecânicos, enquanto lançava ameaças ao escocês, como: “Você quer me matar, c…?”.

Ayrton Senna x Eddie Irvine

Eddie Irvine foi convocado pela Jordan para competir no Grande Prêmio do Japão de 1993, realizado em Suzuka. Em sua estreia, o irlandês, que tinha um profundo conhecimento da pista japonesa, conquistou o oitavo lugar no grid de largada e completou a corrida, que ocorreu em parte sob chuva, alcançando um excelente sexto lugar.

Após a corrida, Irvine foi abordado por ninguém menos que Ayrton Senna, que reclamou de ter sido atrapalhado pelo piloto irlandês, que estava uma volta atrás. De forma irônica, Irvine provocou o tricampeão, o que levou Senna a dar um soco no estreante, mostrando sua frustração.

Irvine permaneceu na Jordan em 1994 e continuou se envolvendo em confusões. Logo na primeira corrida, no Brasil, ele provocou um incidente que envolveu quatro pilotos. Jos Verstappen (Benetton) foi o mais afetado, sendo lançado para fora da pista, mas felizmente sem sofrer ferimentos graves. Como resultado, Irvine foi suspenso por três corridas.

Rubens Barrichello x Jaime Alguersuari

O piloto brasileiro Rubens Barrichello sempre foi um dos favoritos na cena da Fórmula 1. No entanto, até os competidores mais carismáticos têm seus momentos de fúria.

Um desses momentos aconteceu no Grande Prêmio do Canadá de 2010. Naquela ocasião, Barrichello estava tendo uma corrida de recuperação sólida com a Williams, mas sua trajetória foi atrapalhada pelo espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso. Isso foi o gatilho para a ira de Barrichello. Após a corrida, o brasileiro foi confrontar o espanhol, desencadeando uma confusão.

“Eu disse a ele: ‘Você não me viu?’ E ele respondeu: ‘Não, eu não te vi’. Então eu disse: ‘Agora você vai ver’. E dei um tapa no capacete dele… Coloquei minha mão dentro [do capacete] e dei um tapa”, Barrichello confessou de forma bem-humorada.

“Então veio um dos mecânicos dele, um cara baixo, dizendo ‘pare, pare, pare’. Eu disse: ‘Cara, chama um cara maior, porque você não vai conseguir’. Eu estava tão fora de mim que foi a única vez. E esse mecânico ainda ri disso comigo até hoje.”

“Porque juro, foi tão espontâneo que eu disse: ‘Chama alguém maior, porque você não vai conseguir’. Então eu continuei e soltei. Tirei a mão e fui embora, virando as costas.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.