Triste notícia para o automobilismo brasileiro chegou da Europa nesta sexta (20/09)

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O sonho do Brasil de ter um piloto em tempo integral no grid da Fórmula 1 parece estar mais distante. De acordo com o veterano jornalista Roger Benoit, Valtteri Bottas renovou seu contrato com a Sauber por mais uma temporada.

O repórter do jornal suíço Blick afirmou que sua fonte para essa informação é a mesma que previu a parceria entre a Sauber e a Audi, mesmo quando a maioria da F1 acreditava que isso não aconteceria.

Conforme apurado pelo site Motorsport.com, essa renovação é viável, pois a McLaren estaria disposta a ceder Gabriel Bortoleto ao time suíço por apenas uma temporada. Outro piloto que poderia ser considerado é Franco Colapinto, que contou com o apoio do chefe da Williams, James Vowles, mas sempre deixou em aberto a possibilidade de uma abordagem da Sauber/Audi.

Se isso se concretizar, a Sauber seguiria um caminho diferente do restante do grid da F1 para 2025, já que muitas equipes estão optando por jovens talentos, como a Mercedes com Andrea Kimi Antonelli, a Haas com Oliver Bearman, a Alpine com Jack Doohan e a provável entrada de Liam Lawson na Red Bull.

Verstappen punido

Max Verstappen está sob pressão na Fórmula 1. O holandês percebeu a queda de desempenho da Red Bull e a aproximação dos rivais na classificação de pilotos e construtores. Em Singapura, o tricampeão busca uma resposta, mas o início não foi promissor.

O piloto da Red Bull Racing recebeu uma punição dos comissários do GP de Singapura por usar linguagem imprópria durante a coletiva de imprensa oficial da FIA na última quinta-feira (19). Verstappen soltou um palavrão ao comentar sobre o desempenho de seu carro na sessão de classificação do GP do Azerbaijão, ao ser questionado sobre as modificações feitas.

A punição veio logo após o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, solicitar que os pilotos moderassem sua linguagem nas comunicações durante as corridas. Durante a coletiva, o apresentador Tom Clarkson lembrou Verstappen sobre seu uso inadequado de palavras, ao que o piloto respondeu: “Desculpe pela linguagem, mas o que somos? Crianças de cinco, seis anos?”.

Após a análise, os comissários concluíram que Verstappen não se comportou de acordo com o padrão exemplar esperado dos pilotos da Fórmula 1. No relatório oficial, enfatizou-se: “A política da FIA é garantir que a linguagem utilizada em fóruns públicos atenda a padrões aceitáveis para todas as audiências, especialmente por parte dos competidores, que são figuras de referência dentro e fora do esporte”.

Embora sua linguagem não tenha sido direcionada a ninguém, os comissários ressaltaram a importância de os pilotos serem conscientes de suas palavras em contextos públicos, especialmente quando não estão sob pressão. Verstappen se desculpou pelo incidente, mas, considerando que a questão já havia sido discutida anteriormente e era de conhecimento dos competidores, a FIA decidiu aplicar uma punição mais rigorosa.

O piloto foi condenado a realizar “trabalho de interesse público”, conforme estipulado pelo Artigo 12.4.1.d do Código Esportivo Internacional da FIA, em colaboração com o Secretário Geral de Esporte da entidade.

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