Somente um piloto da Fórmula 1 foi ao hospital após acidente de Ayrton Senna
Um dos dias mais tristes da história para os brasileiros aconteceu em 1º de maio de 1994, quando Ayrton Senna durante o GP de San Marino da Fórmula 1, bateu a Williams na curva Tamburello e faleceu aos 34 anos, deixando uma legião de fãs que se acostumaram a acordar cedo para ver o tricampeão em ação.
Um fato que poucos sabem sobre o fatídico dia, diz respeito aos momentos após acidente do brasileiro. Você sabia que apenas um piloto esteve no hospital Maggiore para ter notícias sobre o tricampeão? E quem pensa que foi um brasileiro, está enganado!
Estamos falando do austríaco Gerhard Berger, um grande amigo de Ayrton Senna. O então piloto corria pela equipe Ferrari e após a retomada da corrida (pós acidente de Senna) deu poucas voltas no circuito, já que abandonou a prova com problema na suspensão.
Assim que saiu do autódromo, Berger partiu em direção ao hospital Maggiore, localizado em Bolonha, na Itália. De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, publicado em 11 de maio de 1994, Berger foi o único piloto a entrar no quarto de Senna no hospital, para qual o brasileiro foi levado após o acidente em Imola.
Segundo declaração do piloto na época, a forte imagem do estado Senna, o perseguia todas as noites após a fatalidade. “Somente agora me dou conta da sorte que tive”, disse Berger à imprensa de seu país em 1994, recordando seus acidentes em Monza e no Estoril.
A amizade histórica entre Ayrton Senna e Gerhard Berger
Na Fórmula 1, onde amizades genuínas são raras, Gerhard Berger destacou-se como um dos melhores amigos de Ayrton Senna. Os dois compartilharam a equipe McLaren por três temporadas consecutivas (1990, 1991 e 1992), e o austríaco foi, entre todos os companheiros de equipe de Senna, aquele que manteve a melhor relação com o tricampeão mundial.
A amizade entre eles era notória no paddock, marcada por brincadeiras frequentes. Em uma festa de aniversário, por exemplo, Berger jogou um bolo no rosto de Senna, enquanto, em outra ocasião, protagonizou uma pegadinha mais ousada ao lançar a maleta do brasileiro de um helicóptero.