Uma das duplas mais famosas em toda história da Fórmula 1 foi sem dúvida Michael Schumacher e Rubens Barrichello, nos tempos de Ferrari. Entre ordens de equipe e supostas informações de bastidores, a relação entre o alemão e o brasileiro permaneceu por muito tempo no imaginário dos fãs.
Muito provavelmente o maior “causo” entre os dois aconteceu no GP da Áustria, em 2002, quando Rubinho tirou o pé na linha de chegada para Schumacher vencer a corrida, tudo orquestrado pela equipe Ferrari, que não tinha necessidade de fazer, já que a equipe dominava de forma absoluta aquele ano.
Agora o caso mais famoso entre os dois em equipes distintas aconteceu no GP da Hungria em 2010, quando Schumacher a bordo da Mercedes espremeu o Rubinho, então piloto da Williams, contra o muro em plena reta, na mais alta velocidade. O caso logo ganhou repercussão entre os fãs da velocidade, com muitos culpando o piloto alemão pela manobra.
Schumacher pediu desculpas pela manobra
Mas uma atitude de Schumi na ocasião, pegou muitos torcedores de surpresa. Em um comunicado publicado em seu site oficial, Michael Schumacher expressou suas desculpas a Rubens Barrichello pela manobra realizada durante uma disputa com o brasileiro no Grande Prêmio da Hungria.
O heptacampeão acabou vendo a cena novamente pela televisão e admitiu que exagerou na tentativa de defesa sobre o ex-companheiro de Ferrari.
– Ontem, depois da corrida eu ainda estava no calor da ação, mas depois que vi o incidente com Rubens de novo, tenho que dizer que os comissários estavam certos com a punição. O movimento foi muito duro – disse o heptacampeão
Schumacher ainda disse mais sobre a questão e explicou o que aconteceu na ocasião, e se desculpou com o piloto brasileiro, afirmando que não queria lhe causar qualquer mal.
– Queria dificultar a passagem dele. Eu claramente mostrei a ele que não queria deixá-lo me passar, mas não queria perigo para ele com minha manobra. Se ele teve essa sensação, então me desculpe, essa não foi minha intenção – finalizou.
Esse foi o último grande embate entre os pilotos nas pistas. Schumacher se aposentou definitivamente e em dezembro de 2013 sofreu um grave acidente ao esquiar, até o momento a família prefere não divulgar nenhum detalhe sobre a real situação do piloto heptacampeão mundial da Fórmula 1.