James Hunt entrou na Fórmula no ano de 1973, para poder correr pela Hesketh. Ele mostrou, dentro da categoria, que poderia se tornar uma verdadeira lenda da categoria. Porém, ele não conseguiu se tornar tudo aquilo o que esperavam dele. Porém, no ano de 1976, Hunt foi contratado pela McLaren, onde ele entrou no lugar de Emerson Fittipaldi, que havia sido vice-campeão da temporada de 1975 e aceitou correr pela Copersucar-Fittipaldi.
O principal motivo que levou Emerson a deixar a escuderia inglesa foi com relação ao salário oferecido, já que ele considerava que o oferecido era inferior ao tamanho da sua carreira. A equipe ofereceu US$ 250 mil por uma temporada, porém o brasileiro decidiu aceitar a ofertar da Copersucar, empresa que topou pagar o seu salário, por US$ 1 milhão. Assim, a McLaren foi atrás de outro piloto que conseguiu fechar com Hunt.
James Hunt chegou na McLaren com salário menor do que o oferecido para Fittipaldi
Mesmo com a desconfiança sobre James Hunt, de que ele poderia não estar preparado para encarar o desafio de piloto da McLaren, a equipe decidiu fazer uma oferta pelo piloto. Foi oferecido para Hunt um salário de US$ 50 mil, o que era um dos menores para um piloto de uma equipe de ponta da Fórmula 1. Hunt aceitou sem pensar duas vezes, já que teria a chance de conseguir mostrar todo o seu talento na categoria.
Hunt fez dupla com Niki Lauda naquela época, que naquele mesmo ano veio a sofrer um acidente gravíssimo onde ele quase veio a falecer, por conta das queimaduras. James Hunt conseguiu conquistar o título ao final da temporada, sendo que foi o seu único de toda a sua carreira. Ele seguiu como piloto da McLaren até o ano de 1978.