A geração atual de pilotos de Fórmula 1 no grid está solidamente entre os líderes históricos em pontuação na categoria, uma conquista atribuída em parte à distribuição atual de pontos e também ao desempenho excepcional de alguns competidores.
Três dos atuais campeões mundiais que competem na Fórmula 1 estão entre os cinco maiores pontuadores de todos os tempos na categoria, enquanto os outros dois recentemente se aposentaram do esporte.
Desde a revisão completa do sistema de pontuação da F1 em 2010, que aumentou os pontos concedidos por vitória de 10 para 25, não é surpreendente ver uma predominância dos pilotos contemporâneos nas posições mais altas da lista de pontuadores de todos os tempos.
Para ampliar ainda mais essa tendência contemporânea, o sistema de pontuação atual recompensa os dez primeiros colocados, oferece um ponto extra para a volta mais rápida, contempla pontos para corridas Sprint e se beneficia de um campo de competição mais estável devido a regulamentações consistentes e uma maior ênfase na sustentabilidade. Além disso, o calendário mais extenso oferece mais oportunidades de pontuação.
Por exemplo, durante o campeonato de 17 corridas em 2000, apenas os seis primeiros colocados podiam pontuar, e os carros altamente tensos com motores V10 não tinham preocupações significativas com eficiência de combustível ou confiabilidade, o que tornava muito mais desafiador para os pilotos pontuarem em comparação com as condições atuais.
Os maiores pontuadores da história
Com isso em mente, vamos ver a posição de cada piloto no grid atual na lista de classificação de todos os tempos da F1, bem como os 10 primeiros…
188. Zhou Guanyu – 12
98. Yuki Tsunoda – 75
72. Óscar Piastri – 138
59.Kevin Magnussen – 187
52. Alex Albon – 228
40. Passeio de Lance – 277
28.Pierre Gasly – 394
25. Esteban Ocon – 423
22.George Russell – 506
20. Nico Hulkenberg – 536
17. Lando Norris – 716
14. Carlos Sainz – 1065,5
12. Charles Leclerc – 1172
E o top 10 geral…
Agora vamos a lista dos 10 maiores pontuadores da Fórmula 1, entre eles estão alguns pilotos do atual grid e até mesmo nomes que nunca conquistaram um título mundial. Casos de Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas.
Entrando na lista dos 10 maiores pontuadores de todos os tempos da Fórmula 1, começamos com Daniel Ricciardo. Depois de retornar à Red Bull como piloto reserva antes da temporada de Fórmula 1 de 2023, uma sequência desfavorável de 10 corridas para Nyck de Vries na equipe irmã da Red Bull, AlphaTauri, abriu espaço para Ricciardo voltar ao grid em seu lugar, no Grande Prêmio da Hungria.
Ricciardo estava na nona posição da lista até o Grande Prêmio da Espanha de 2023, quando foi ultrapassado por Sergio Perez após o mexicano conquistar o quarto lugar no Circuito de Barcelona-Catalunha.
O heptacampeão mundial Michael Schumacher é considerado um dos maiores nomes do esporte, mas sua classificação entre os maiores pontuadores é prejudicada pelo fato de ter corrido durante quase toda a sua carreira sob o antigo sistema de pontuação. Apenas seus anos na Mercedes permitiram que ele acumulasse mais pontos, colocando-o mais abaixo na lista dos 10 primeiros do que ele merece.
Sergio Perez, competindo na Fórmula 1 há mais de uma década, passou à frente de Schumacher com um forte início de temporada em 2024 e pode subir ainda mais na lista com um desempenho sólido.
Nico Rosberg, que competiu durante grande parte de sua carreira sob o novo sistema de pontuação, permanece confortavelmente entre os 10 primeiros, apesar do sucesso de Michael Schumacher. Isso destaca o impacto da mudança de pontos em 2010.
Valtteri Bottas assumiu o papel de segundo piloto na Mercedes em 2017 e, embora tenha lutado para aumentar sua pontuação desde sua mudança para a Alfa Romeo, ele continua buscando melhores resultados.
Kimi Raikkonen, agora aposentado, encerrou sua carreira com 1.873 pontos, dividindo seu tempo na F1 quase igualmente entre o antigo e o novo sistema de pontuação.
Fernando Alonso, que estreou na F1 ao mesmo tempo que Raikkonen, está acumulando pontos consistentemente, impulsionado pelo desempenho competitivo da Aston Martin.
Max Verstappen, correndo toda a sua carreira sob o novo sistema de pontuação, alcançou o terceiro lugar na lista de todos os tempos, ultrapassando Alonso em 2023.
Sebastian Vettel, vencedor de quatro campeonatos mundiais, rapidamente subiu na classificação de todos os tempos graças ao seu domínio nos primeiros anos do novo sistema de pontos.
No topo da lista está Lewis Hamilton, cuja consistência e habilidade de maximizar resultados o tornam o maior pontuador da história da Fórmula 1. Sua carreira ininterrupta desde 2007, principalmente com carros de ponta, contribuiu para seu domínio impressionante.