Sabia dessa? Famoso nome da Fórmula 1 age na surdina pra levar a categoria para África

0

O presidente do FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem, recentemente enfatizou que a África é uma região que necessita de mais atenção do Fórmula 1. Com isso, arquipélago de Zanzibar surge como uma opção para receber uma futura corrida.

O projeto já conta com a aprovação do ex-piloto Giancarlo Fisichella. Em setembro de 2022, a ZIPA (Autoridade de Promoção de Investimentos em Zanzibar) aprovou a proposta de construção de um autódromo no conjunto de ilhas. O terreno, de aproximadamente 2,5 km², foi oficialmente cedido aos investidores em novembro do mesmo ano.

Giancarlo Fisichella na liderança do projeto em Zanzibar

Na liderança do projeto está Cristian Bortolato, que convidou Fisichella, seu ex-companheiro na equipe Renault, para ser o supervisor técnico da construção do futuro circuito. O prazo para o início das obras está previsto para 2025, com a abertura do circuito acontecendo em 2027. Considerando esse cronograma, é improvável que Zanzibar obtenha as certificações necessárias antes do final desta década.

O projeto final ainda não foi oficializado, mas cogita-se uma pista modular, de aproximadamente 8 km de extensão, que permita criar diferentes circuitos. Assim, seria possível receber eventos de várias categorias. Segundo informações da publicação italiana La Gazzetta dello Sport, a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da Fórmula 1, já está de acordo com a proposta.

O F1 em África

A Fórmula 1 teve sua última corrida realizada no continente africano em 1993, que foi vencida por Alain Prost, com Ayrton Senna em segundo lugar. Desde então, o campeonato teve 23 GPs realizados em solo africano. O retorno da corrida ao continente africano tem o apoio de nomes importante como Max Verstappen, tricampeão mundial, e Lewis Hamilton, heptacampeão. Os testes coletivos da pré-temporada de Fórmula 1 acontecerão no Bahrein, no circuito de Sakhir, entre os dias 21 e 23 de fevereiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.