Sabia dessa? Antigo companheiro de Senna ganhou fama de trapalhão na Fórmula 1

0

Hoje vamos falar sobre uma personalidade do automobilismo japonês que foi pioneira na Fórmula 1, Satoru Nakajima. Este ícone do esporte chegou à elite do automobilismo aos 34 anos, em 1987, após uma bem-sucedida carreira no automobilismo japonês, que incluiu cinco coroas na Fórmula 2 local.

A entrada de Satoru na Fórmula 1 se deu através da equipe Lotus, que começou a usar motores Honda daquele ano. Nakajima teve a honra e o desafio de ser parceiro de equipe de Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de todos os tempos. Com o brasileiro, Satoru aprendeu sobre as peculiaridades da F1 e compartilhou informações valiosas sobre o motor Honda.

O Convívio com Ayrton Senna

A relação entre Satoru Nakajima e Ayrton Senna é ainda hoje lembrada pelo piloto japonês. Ele recebeu do brasileiro conselhos que passavam por sugestões de trajetórias na pista até a maneira adequada de fazer as ataduras de mão para proteger-se do desgaste de dirigir aquelas poderosas máquinas.

No entanto, Satoru teve dificuldades nos circuitos mais desafiadores e de rua. Durante as corridas de Mônaco e Detroit, por exemplo, o piloto japonês perdeu a noção de espaço e colidiu com os adversários. Apesar disso, Nakajima conseguiu bons resultados nas pistas de alta velocidade, marcando seus primeiros pontos na segunda e na terceira corrida da temporada.

Carreira Posterior e Aposentadoria

Apesar de alguns erros e acidentes, Nakajima foi mantido pela Lotus para a temporada 1988 e teve outro brasileiro como companheiro, Nelson Piquet. Entretanto, 1988 se mostrou um ano difícil para Satoru, que marcou apenas um ponto ao longo da temporada. Com um carro desequilibrado, os acidentes se tornaram mais frequentes.

Em 1991, Nakajima seguiu para a escuderia Tyrrell, onde terminou a carreira de F1. Aos 38 anos, decidiu que seu tempo na Fórmula 1 havia sido suficiente e se aposentou. Embora tenha se retirado das corridas, manteve-se próximo ao esporte.

Nakajima testou um protótipo de carro de F1 da Honda, criou uma equipe na Fórmula Nippon e acompanhou de perto a carreira de seus filhos Kazuki e Daisuke no automobilismo. Kazuki chegou à Fórmula 1 com a Williams e atualmente é piloto oficial da Toyota no Mundial de Endurance.

Com certeza, o pioneirismo de Satoru Nakajima no automobilismo japonês e na Fórmula 1 é fonte de orgulho não apenas para sua família, mas também para todo o Japão. A história de sua carreira e seus feitos marcantes evidenciam a relevância de Nakajima para o esporte a motor mundial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.