Durante o Grande Prêmio da Alemanha de 2010, Felipe Massa esteve bem próximo de conseguir conquistar uma vitória. Porém, bem próximo do final da corrida, o engenheiro, Rob Smedley, citou a seguinte frase: “Fernando is faster than you…”, como uma forma de passar uma ordem de equipe para o brasileiro deixar seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, o ultrapassar.
Massa deixou Alonso ultrapassar e ficou com a segunda posição. O principal motivo para que ele acatasse a ordem de equipe da Ferrari era o medo de uma possível demissão, já que a equipe poderia entender que ele estava prejudicando o seu time. O principal motivo para esse medo se deve a uma situação semelhante que ele viveu quando estava na Sauber.
Felipe Massa foi demitido em 2002 por desobeder ordens de equipe da Sauber
Em 2002, pelo antigo Grande Prêmio da Europa, Felipe Massa ocupava a sexta posição, que lhe rendia um ponto na época. Logo atrás vinha seu companheiro de equipe Nick Heidfeld. Próximo do final da corrida, Peter Sauber, dono da escuderia, de uma ordem para inverter as posições. Porém, Massa desobedeceu e seguiu no mesmo lugar, até receber a bandeira quadriculada.
Essa decisão de não seguir o pedido do propietário da equipe lhe rendeu a demissão da Sauber ao final de 2002, mesmo que em outros momentos ele tivesse cedido essa posição ao seu companheiro de equipe, a pedido de Peter. Em 2003, as ordens de equipe foram proibidas. Porém, em 2011 ela retornou, muito por conta do ocorrido com Massa e Alonso.