Apesar das negociações com a Red Bull, o espanhol Fernando Alonso nunca foi contratado na Red Bull. E essa ausência na atual grande equipe da Fórmula 1, tem um motivo real por trás.
Isso aconteceu porque Helmut Marko, consultor da equipe austríaca, não acreditava que ele poderia se harmonizar com a equipe. Alonso teve várias conversas com a Red Bull no passado, sendo a mais recente no início deste ano, antes de ele comprometer seu futuro com a Aston Martin.
Embora o espanhol tenha revelado que pelo menos uma rodada de negociações incluiu Adrian Newey na conversa, a parceria Alonso-Verstappen nunca se concretizou. E, segundo Helmut Marko, isso nunca acontecerá.
Marko disse ao canal Formel1.de no YouTube: “Bem, houve conversas. Mas, como mencionei antes, um ambiente de trabalho harmonioso é muito importante para Max, e acho que isso provavelmente não aconteceria com Alonso.”
Parceria impossível entre Alonso e Verstappen
Marko simplesmente não consegue imaginar uma boa relação de trabalho entre o bicampeão mundial e o tricampeão mundial da Red Bull, pois eles têm personalidades muito diferentes.
“Não, acho que seria muito difícil para uma equipe”, disse o conselheiro de automobilismo. “Alonso seria o campeão mundial mais velho da equipe, Max o mais novo, e eles estão separados por gerações.
Alonso também perdeu a oportunidade nos dias anteriores à chegada de Verstappen, com Marko afirmando que o piloto não acreditava que a Red Bull tivesse o que era necessário para conquistar títulos. Atualmente, a equipe possui sete títulos de Campeonato de Pilotos e seis de Construtores, com mais vitórias previstas para esta temporada.
“Bem, estávamos conversando com Alonso nos primeiros anos da Red Bull Racing”, acrescentou. “Não creio que ele pensasse que éramos capazes de fabricar carros que pudessem competir para vencer Campeonatos Mundiais. E isso não deu certo.”