Considerado um dos maiores pilotos da história do automobilismo brasileiro, Nelson Piquet conseguiu conquistar três títulos durante sua passagem pela categoria. O seu último título foi na temporada de 1987, quando estava correndo pela Williams. Para 1988, o esperado era que ele seguisse na mesma equipe. Porém, de forma inesperada, ele decidiu mudar de escuderia.
Piquet aceitou a oferta da Lotus para a temporada de 1988, onde ele seria o responsável por substituir Ayrton Senna, que naquela época ainda era tratado como uma grande promessa e que tinha chances reais de conquistar títulos. Senna, após ter conquistado o terceiro lugar em 1987, se transferiu para a McLaren.
Nelson Piquet revela problema de saúde que fez ele trocar de equipe em 1988
Em entrevista concedida para a “Motosports“, Nelson Piquet foi questionado sobre o motivo que fez com que ele aceitasse deixar a Williams para poder correr na Lotus em 1988. O brasileiro apontou que o motivo foi o caminhão de dinheiro oferecido pela equipe. Com problemas na visão, após um acidente em 87, Piquet decidiu priorizar o dinheiro nesta reta final de carreira.
“Depois do meu acidente em Ímola (em 1987) eu perdi a profundidade da visão, fiquei quase um ano assim. E durante aquela temporada, eu recebi uma proposta para ganhar na Lotus três vezes mais que na Williams. Consultei o Patrick Head, porque o Frank Williams estava no hospital, eles não cobriram. Acabei indo por dinheiro mesmo.”, revelou Piquet.