Red Bull não para e começa a ter outro domínio na Fórmula 1

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Nas garagens da Fórmula 1, a competição é tão acirrada quanto nas pistas, e os pit stops representam outra arena onde as equipes buscam uma vantagem competitiva a cada fim de semana. E nesse quesito, a Red Bull começa a ter o domínio em 2024.

Há um esforço considerável para garantir que as equipes estejam prontas para atuar em todas as áreas possíveis, e os pit stops não são exceção. Desde a proibição do reabastecimento, os tempos vêm diminuindo constantemente, destacando a busca incessante por eficiência e rapidez.

Recorde da McLaren

Na edição do Grande Prêmio do Catar de 2023, a McLaren estabeleceu um novo recorde mundial para o pit stop mais rápido na Fórmula 1. Durante a corrida, a equipe realizou a troca dos quatro pneus do carro de Lando Norris e o liberou em incríveis 1,80 segundos.

Essa marca superou o recorde anterior estabelecido pela Red Bull no Grande Prêmio do Brasil de 2019, que era de 1,82 segundos. O feito da McLaren é ainda mais notável considerando o desafio adicional de lidar com as rodas maiores e mais pesadas de 18 polegadas introduzidas em 2022.

Prêmio conquistado no Pit Stop

Criada em 2015 pela DHL, patrocinadora da Fórmula 1, a premiação Fastest Pit Stop é uma forma de reconhecer as equipes que se destacam no pit lane ao longo da temporada, realizando pit stops rápidos e consistentes para seus pilotos.

As equipes são avaliadas com base na velocidade de seus pit stops em cada corrida, e os pit stops individuais mais rápidos de cada piloto são classificados. Pontos são atribuídos aos 10 primeiros colocados, seguindo a mesma lógica do Campeonato de Pilotos.

Red Bull já domina o quesito em 2024

A Ferrari teve um desempenho impressionante no pit lane durante o Grande Prêmio do Bahrein, com as paradas mais rápidas de Charles Leclerc e Carlos Sainz liderando a classificação.

Na Arábia Saudita, a Red Bull realizou a parada mais veloz da corrida, uma necessidade crucial quando Max Verstappen entrou nos boxes para trocar os pneus sob o Safety Car, enquanto seu companheiro de equipe Sergio Perez seguia logo atrás, resultando em uma parada dupla.

Na Austrália, Sergio Perez registrou a parada mais rápida da temporada até então, com um tempo de 2,10 segundos, superando as paradas da Ferrari e mantendo a liderança no campeonato de pontos à frente da Scuderia, com a Mercedes melhorada em terceiro lugar no pit lane.

Em uma demonstração de domínio contínuo, a Red Bull superou ainda mais seu próprio recorde no Japão, com Max Verstappen registrando uma parada de 2,08 segundos. Além disso, a parada de 2,13 segundos de Sergio Perez foi a terceira mais rápida da temporada até agora.

A consistência da Red Bull também é notável, com as segundas paradas de Perez e Verstappen registrando tempos de 2,16 e 2,17 segundos, respectivamente, classificando-as como a quarta e a quinta mais rápidas do ano. Nenhuma outra equipe conseguiu entrar no top 10 das paradas no Japão.

Essa impressionante performance significa que a Red Bull detém os cinco pit stops mais rápidos do ano até o momento, com um total de seis entre os 10 primeiros. A Ferrari sendo a única exceção, ocupando as posições de seis a nove. Em média, as paradas da Red Bull foram quatro décimos de segundo mais rápidas que as da Ferrari e seis décimos mais rápidas que as da Mercedes no Japão.

Top 10 da temporada até agora:

1: Red Bull – Verstappen – Japão – 2,08s
2: Red Bull – Perez – Austrália – 2,10s
3: Red Bull – Perez – Japão – 2,13s
4: Red Bull – Perez – Japão – 2,16s
5: Red Bull – Verstappen – Japão – 2,17s
6: Ferrari – Leclerc – Austrália – 2,18s
7: Ferrari – Leclerc – Austrália – 2,20s
8: Ferrari – Leclerc – Bahrein – 2,23s
9: Ferrari – Sainz – Bahrein – 2,27s
10: Red Bull – Verstappen – Bahrein – 2,27s

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