No dia 13 de maio de 1953, a história da Fórmula 1 começou a ser escrita. Exatamente há sete décadas, ocorreu a primeira corrida do Campeonato Mundial de Fórmula 1. O lendário circuito de Silverstone, na Inglaterra, foi o anfitrião deste evento histórico, que viu o piloto italiano Giuseppe Farina da equipe Alfa Romeo cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Como curiosidade, o pódio foi completado por dois pilotos da mesma equipa, Luigi Fagioli, também italiano, e o inglês Reg Parnell.
O Campeonato Mundial de Fórmula 1 nasceu da ideia de agregar os Grand Prix europeus, que já existiam há alguns anos, e criar uma competição de nível global. Seguindo o exemplo do Campeonato Mundial de Motovelocidade, que havia sido criado um ano antes, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) apresentou ao mundo o campeonato que viria a se tornar um dos maiores espetáculos esportivos do planeta.
Como foi a Primeira Corrida da Fórmula 1?
No início deste novo capítulo no automobilismo, a Alfa Romeo era a força dominante na Europa. No GP da Inglaterra, a equipe compareceu com quatro pilotos talentosos: Giuseppe Farina, Juan Manuel Fangio, Luigi Fagioli e Reg Parnell. A grande ausência naquele momento era da equipe Ferrari, a grande rival da Alfa Romeo. Não podemos esquecer da equipe Maserati que também compareceu em peso, com quatro competidores inscritos.
A pole position foi conquistada por Farina da Alfa Romeo, seguido de perto por seus companheiros de equipe Fagioli, Fangio e Parnell. O início da corrida foi divertido para os espectadores, pois a liderança mudava entre os três pilotos da Alfa Romeo. No entanto, na maior parte da corrida, Farina liderou, permanecendo na frente por 63 das 70 voltas e vencendo com uma vantagem de 2.6 segundos sobre Fagioli.
Como foi a Primeira Temporada da Fórmula 1?
Após a estreia vitoriosa em Silverstone, a Alfa Romeo continuou a dominar durante toda a temporada. Dos sete Grandes Prêmios disputados, a equipe italiana venceu todos, exceto as 500 Milhas de Indianápolis, que não foram disputadas por equipes europeias.
Farina, além de ser o vencedor da primeira corrida da F1, também teve a honra de se tornar o primeiro campeão mundial da categoria. Com resultados impressionantes, ele terminou a temporada com três pontos a mais do que seu colega de equipe, Juan Manuel Fangio. Esta primeira temporada marcou o início de uma história rica e apaixonante, cheia de coragem, competição, vitórias, derrotas e, acima de tudo, velocidade.