A McLaren detalhou os danos substanciais sofridos pelo carro de Oscar Piastri durante o Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Segundo a equipe, o impacto causado por Daniel Ricciardo, que havia sido colidido por Lance Stroll, custou ao piloto da McLaren cerca de quatro décimos de segundo por volta, o que na categoria é um tempo considerável.
Piastri, que largou entre os cinco primeiros, cruzou a linha de chegada apenas em oitavo lugar na China, mais de 42 segundos atrás de seu companheiro de equipe Lando Norris, que conquistou o segundo lugar. O jovem piloto australiano não conseguiu manter o ritmo de Norris em sua estreia no circuito de Xangai, e suas chances de um bom resultado foram comprometidas no meio da corrida.
Na volta 27, durante a preparação para a relargada, Lance Stroll não conseguiu frear na curva 14 e colidiu com a traseira do carro de Daniel Ricciardo, que por sua vez atingiu Piastri. Já lidando com problemas de desgaste de pneus no primeiro trecho da corrida, o australiano da McLaren teve que guiar o carro danificado até a bandeira quadriculada e viu Fernando Alonso o ultrapassar.
“Os danos foram significativos. Não sei exatamente quanto tempo de volta perdemos, mas olhando para a traseira do carro após a corrida, estava bastante danificada”, disse Piastri. “Então, acho que isso explica em grande parte a diferença de desempenho em relação a Lando. No início da prova, estava tudo bem, faltava um pouco de ritmo, mas não era terrível. Depois da relargada, foi uma questão de limitar os danos”, acrescentou.
Exibição de Piastri rendeu elogios do chefe
O chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, elogiou a capacidade de Piastri de lidar com os danos, que resultaram em uma perda de até quatro décimos por volta. “Foi uma perda significativa. Oscar teve danos no difusor, o que resultou em uma perda substancial de downforce traseiro, equivalente a cerca de quatro décimos de segundo. Quando soubemos disso, não estávamos muito otimistas quanto à possibilidade de manter as posições como Oscar conseguiu.”
“Embora seu resultado seja menos impressionante que o de Lando, acho que ele fez um bom trabalho ao tentar adaptar seu estilo de pilotagem diante da perda de downforce traseiro. O carro ficou bastante instável devido à perda de downforce na parte traseira, mas ele conseguiu se adaptar e manter Lewis Hamilton atrás. Então, considero isso um resultado positivo”, concluiu Stella.