Por que a terra de Alain Prost foi uma pedra no sapato de Ayrton Senna durante a carreira?

0

Com o retorno da França ao calendário da Fórmula 1 após uma ausência de dez anos, é impossível não lembrar o legado inesquecível de um dos grandes ícones do esporte, Ayrton Senna. Este país, em particular, teve um papel importante na carreira do tricampeão brasileiro, que venceu lá por dez vezes, enfrentando grandes adversários como Alain Prost.

Dentre os desafios enfrentados por Senna na França, estão suas emocionantes e tensas corridas contra o rival francês, Alain Prost. Em 10 anos de carreira no país europeu, Senna não conseguiu nenhuma vitória, ainda que tenha chegado bem perto com um segundo lugar em 1988.

Formula 1 e a trajetória de Ayrton Senna na França

Sua estreia na França foi com a Toleman TG184. Ayrton Senna foi apenas o 13º no grid, ganhou posições até chegar ao nono lugar, mas logo depois o motor Hart apresentou problemas no turbo e Ayrton foi obrigado a abandonar a corrida.

Os percalços do campeonato e a rivalidade com Prost

Em 1988, ao liderar o campeonato, Senna chegou em solo francês e conquistou sua primeira pole no país. O piloto brasileiro da Lotus acabou sendo ultrapassado por Nigel Mansell, e logo após foi vítima de um deslizamento devido ao óleo deixado pela Minardi de Andrea de Cesaris. Ele foi diretamente para a proteção de pneus e teve que abandonar a corrida.

Após uma série de seis poles seguidas, Senna chegou em Paul Ricard, na França, com a liderança do campeonato em mãos. No entanto, a Lotus-Honda não rendeu bem durante o fim de semana todo. Apesar de estar em terceiro no grid, na primeira volta foi ultrapassado por Alain Prost e terminou em quarto lugar.

Os desafios em outros anos e o legado de Ayrton Senna na França

Na década de 90, Prost dominou o campeonato de ponta a ponta, enquanto Senna lutava para ao menos ficar em terceiro lugar. Em 1992, Senna foi injustamente retirado da corrida por Michael Schumacher, iniciando ali uma animosidade entre os pilotos. Na última corrida de Ayrton Senna na França, em 1993, o piloto terminou em quarto, superado por Schumacher.

Ao relembrar as corridas de Ayrton Senna na França, é inegável o legado que o piloto deixou. Apesar dos desafios enfrentados, Senna nunca perdeu sua determinação e paixão pelo esporte, o que é evidente em cada uma das corridas em que participou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.