No início da manhã, no horário de Brasília, desta sexta-feira (19), a McLaren viveu momentos de tensão na última parte da classificação para a Corrida Sprint. Lando Norris fez o melhor tempo. Porém, por alguns minutos, a boa volta do britânico havia sido anulada, pois ele tinha excedido os limites de pista, que é imposto para os pilotos. Porém, pouco tempo depos, a decisão foi revertida e Norris ficou com o primeiro lugar para a Corrida Sprint.
A confusão nesse final de prova chamou a atenção de todo mundo, já que é incomum que esse tipo de situação aconteça. O motivo para a devolução do melhor tempo de Norris se deve a uma decisão do diretor de prova deste evento, Niels Wittich, em que no caso do piloto exceder os limites de pista, somente a atual seria deletada. Norris havia saído da pista na volta anterior, assim a subsquente foi válida.
“De acordo com as disposições do Artigo 33.3, as linhas brancas definem os limites da pista. Durante a classificação e a corrida, toda vez que um piloto não se mantiver dentro dos limites da pista, isso resultará na invalidação do tempo de volta invalidado pelos comissários”, aponta a nota divulgada pelo diretor sobre a questão dos limites de pista.
FIA revela que Lando Norris não foi o único a exceder o limite de pistas antes da volta rápida
Logo após o final do classificatório, com a pole position de Lando Norris já definida, a FIA divulgou os detalhes de todas as voltas que foram invalidadas durante as sessões. Foi notado que, além de Lando Norris, outros pilotos excederam os limites de pista antes de dar início a volta rápida.
Todos tiveram somente aquele tempo lento invalidádo, assim o tempo feito na volta seguinte foi válido. O caso de Norris foi apontado como um erro por parte dos comissários da corrida, que prontamente devolveram a primeira posição para o piloto britânico da McLaren.