Por essa ninguém esperava, Logan Sargeant vai encarar Alain Prost na pista

0

Um projeto excepcional, desenvolvido ao longo de dois anos e envolvendo seis lendas da Fórmula 1, está prestes a se tornar realidade no final deste mês para todo mundo acompanhar.

Denominada ‘Lap of Legends’ (Volta das Lendas), a corrida apresenta pela primeira vez um piloto real competindo contra versões virtuais de campeões históricos. O americano Logan Sargeant, da Williams, enfrentará virtualmente as lendas Mario Andretti, Nigel Mansell, Damon Hill, Jacques Villeneuve, Jenson Button e o tetracampeão mundial da Fórmula 1 Alain Prost.

Duelo vai acontecer em Silverstone

A equipe por trás deste projeto, Michel ULTRA, já havia impressionado com o inovador ‘McEnroe vs McEnroe’, que colocou o tenista John McEnroe frente a uma versão virtual de si mesmo. Agora, na F1, a novidade é uma corrida virtual de 15 voltas em Silverstone. Sargeant estará ao volante de um carro da Williams do ano passado, enquanto as lendas virtuais pilotarão carros icônicos da equipe.

Para permitir essa interação, foi desenvolvido um capacete especial de realidade aumentada. Testado na pista por Ben Collins, o ex-“Stig” do programa Top Gear, esse equipamento permite que Sargeant visualize o mundo virtual dos campeões e receba informações sobre a corrida em tempo real.

Na criação dos pilotos virtuais, a equipe realizou uma extensa pesquisa, analisando mais de 720 corridas e 1.260 horas de imagens. O objetivo era replicar a velocidade, o estilo de pilotagem, a técnica e a estratégia de cada piloto, além das características dos carros.

Sargeant estará pilotando o modelo FW45 do ano passado, com a pintura atual da Williams, mas sem recursos como o DRS. A transmissão televisiva da corrida utilizará 28 câmeras, incluindo quatro câmeras onboard, oito drones e câmeras adicionais em todas as curvas de Silverstone.

Um grupo seleto de jornalistas teve acesso a uma prévia dos primeiros cinco minutos do programa, durante o recente GP de Miami. O especial de uma hora, que será exibido em 14 de maio na BBC America, AMC e Roku Channel, também estará disponível gratuitamente via streaming e será distribuído globalmente.

Jenson Button, campeão de 2009 pela Brawn GP, será um dos apresentadores, ao lado de Naomi Schiff, comentarista da Sky Sports F1. Lendas como Mansell, Prost e Villeneuve também participaram das gravações.

“Este projeto está expandindo os limites do automobilismo e da tecnologia. Isso é o que a F1 representa”, comentou Button. “Será um dia especial para o esporte, para o entretenimento e para todos os pilotos que competiram ao longo das décadas. É incrível testemunhar essa tecnologia e o quanto evoluímos”, finalizou o britânico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.