Pérez, Gasly ou Albon: quem tem os melhores números como companheiro de Verstappen?

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Desde a divulgação de que Sergio Pérez continuará na Red Bull após as férias de verão da F1 2024, surgiram muitas dúvidas sobre se essa foi a decisão correta. Comparado a Daniel Ricciardo, que era visto como o principal candidato para substituir Perez, o australiano não havia realmente feito o suficiente, ou pelo menos o suficiente, para justificar seu retorno à equipe ao lado de Max Verstappen. Esse sentimento é confirmado pelos dados e por Helmut Marko.

Nos últimos anos, a Red Bull ganhou notoriedade por suas decisões drásticas de substituir pilotos que não acompanhavam o desempenho de Verstappen. Após temporadas dominantes em 2022 e 2023, nas quais Pérez cumpriu seu papel como piloto número dois, esta temporada tem sido desafiadora para o mexicano, a ponto de gerar rumores incessantes sobre uma possível substituição.

Mas como Pérez realmente se compara aos outros ex-companheiros de Verstappen na Red Bull que foram demitidos? Pilotos como Alex Albon ou Pierre Gasly mereciam ter sido rebaixados? E mexicano merece continuar ao lado do holandês?

O primeiro piloto a ser demitido pela Red Bull ao lado de Verstappen foi Pierre Gasly, durante a temporada de 2019.

Números de Gasly

O francês entrou para substituir Daniel Ricciardo, que havia optado por não renovar com a equipe de Milton Keynes e assinou com a Renault. Gasly, promovido da Toro Rosso, permaneceu apenas metade da temporada ao lado de Verstappen na Red Bull.

Em 2019, a Red Bull tinha o terceiro melhor carro do grid, atrás da Mercedes e da Ferrari. Embora fosse um carro competitivo, capaz de lutar por vitórias e pódios, apenas Verstappen conseguiu alcançar esses resultados. O holandês conquistou uma pole position e cinco pódios, incluindo duas vitórias, nas 12 corridas em que dividiram a garagem.

Gasly, por sua vez, obteve a quarta posição como melhor resultado de qualificação e um quarto lugar no GP da Grã-Bretanha de 2019 como melhor resultado de corrida. Foi também a única vez que o francês terminou à frente de Verstappen, que teve um incidente com Sebastian Vettel durante a corrida em Silverstone.

Em suas 12 corridas com a Red Bull, a posição média de qualificação de Gasly foi 8,92, e sua posição média na corrida foi 7,72. O francês marcou 63 pontos em suas 12 corridas com a Red Bull, enquanto Max Verstappen acumulou 181 pontos no mesmo período.

Em outras palavras, Gasly contribuiu com apenas 25,82% dos pontos da Red Bull, enquanto Verstappen forneceu 74,18% dos pontos da equipe antes das férias de verão.

Números de Albon

O atual piloto da Williams, Alex Albon, substituiu Gasly pelo restante da temporada de 2019 ao lado de Verstappen, já que a Red Bull estava determinada a superar a Ferrari na segunda posição do Campeonato de Construtores.

Nas nove corridas restantes de 2019, Albon conseguiu um quinto lugar como melhor resultado de qualificação e um quarto lugar como melhor resultado de corrida. No GP do Brasil, ele foi tocado por Lewis Hamilton a duas voltas do fim, o que impediu Albon de terminar em segundo lugar após ter iniciado a corrida em quinto.

Durante essas nove corridas, a posição média de qualificação de Albon foi 8,66, enquanto sua posição média na corrida foi 6,22, melhores do que as de Gasly, o que lhe garantiu o assento para a temporada seguinte.

Em 2020, na corrida de abertura, Albon disputou a vitória com os dois carros da Mercedes e buscou seu primeiro pódio na F1, mas um contato com Hamilton novamente arruinou suas chances. Em ambos os incidentes, Hamilton foi considerado o principal culpado.

Albon conquistou apenas mais dois pódios naquela temporada e vários quartos lugares como melhores resultados de qualificação. No geral, isso ajudou a Red Bull a garantir a segunda posição no Campeonato de Construtores, consolidando-se como o segundo carro mais forte do grid. Sua posição média na qualificação em 2020 foi 7,35, e sua posição média na corrida foi 7,75.

Embora tenha dado um claro passo para trás no desempenho geral, Albon melhorou um pouco suas estatísticas no final da temporada, com sua posição média na corrida sendo 5,0 nas últimas quatro corridas que completou com a Red Bull.

Albon terminou a temporada em 7º lugar no Campeonato de Pilotos, contribuindo com 32,92% dos pontos da equipe, enquanto Verstappen encerrou em 3º lugar, acumulando 67,08% dos pontos da Red Bull.

Números de Pérez

Pérez se juntou à Red Bull em 2021 para substituir Albon ao lado de Verstappen, após uma excelente temporada com a Racing Point e uma vitória inesperada no GP de Sakhir de 2020. O piloto mexicano levou cinco corridas para conquistar sua primeira vitória com a equipe, alcançando o feito na sexta corrida, no GP do Azerbaijão.

Pérez desempenhou um papel crucial no primeiro Campeonato Mundial de Pilotos de Verstappen, sendo um importante aliado do piloto holandês na última corrida em Abu Dhabi, ao segurar Hamilton para que seu companheiro de equipe pudesse persegui-lo. Além da primeira vitória, o mexicano também conquistou mais três pódios consecutivos em meados de 2021.

Em 2022, com a introdução dos novos regulamentos técnicos, a Red Bull emergiu como a equipe dominante no grid. Aproveitando essa vantagem e sua boa adaptação, Pérez conquistou mais duas vitórias, uma no prestigiado GP de Mônaco e outra no GP de Singapura.

Além dessas vitórias, ele acumulou mais nove pódios, o que o ajudou a terminar a temporada em terceiro lugar no Campeonato de Pilotos. No entanto, no controverso GP do Brasil, Verstappen se recusou a ceder sua posição a Pérez, preferindo terminar à frente de Charles Leclerc na classificação final. O mexicano havia anteriormente cedido sua posição a Max para que ele pudesse atacar.

Em 2023, com a Red Bull ainda dominante, Pérez conquistou duas vitórias no início da temporada, na Arábia Saudita e no Azerbaijão, mas perdeu força à medida que a temporada avançava. Além dessas vitórias, ele acumulou mais sete pódios. Com esses resultados, a Red Bull garantiu seu segundo Campeonato de Construtores consecutivo, com Verstappen e Pérez como companheiros de equipe.

Agora, em 2024, com a Red Bull não sendo mais o carro dominante, a situação de Perez é bastante semelhante à de Gasly e Albon. No início da temporada, o RB20 ainda era a referência do grid, o que permitiu ao piloto mexicano conquistar quatro pódios nas cinco primeiras corridas.

No entanto, desde a introdução das principais atualizações da McLaren em Miami e o ressurgimento da Mercedes, Pérez não conseguiu terminar acima da 7ª posição nas corridas.

Atualmente, a Red Bull ainda lidera o Campeonato de Construtores, mas sem uma reação imediata de Pérez e uma atualização para o RB20, as chances de conquistar o título parecem cada vez mais distantes.

Ao reunir todos os números e estatísticas dos últimos três companheiros de equipe de Verstappen, obtemos a seguinte tabela comparativa:

Como podemos observar, Pérez apresenta a melhor posição média de qualificação e dados médios de posição de corrida. Isso se deve principalmente ao fato de que o piloto mexicano teve à disposição um carro mais dominante do que Gasly e Albon naquela época.

Embora Pérez tenha sido uma peça-chave para a Red Bull até a temporada passada, nenhum outro piloto conseguiu superá-lo. A diferença entre Gasly e Verstappen foi bastante significativa. No entanto, os números de Albon são semelhantes aos de Pérez em 2023 e nesta temporada, com ambos mostrando um desempenho consistente.

Com um carro menos dominante do que o que Pérez tem atualmente, talvez a passagem de Albon pela Red Bull tenha se mostrado mais positiva com o tempo.

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