A Fórmula 1 e a Puma se uniram para lançar sua primeira coleção colaborativa de roupas, em um esforço para fortalecer a identidade “cool” do esporte junto a um público crescente.
As peças são predominantemente pretas, apresentando um design simples e o moderno logotipo da F1 em pontos de destaque. No entanto, elas também foram projetadas para incorporar algumas das características mais icônicas da modalidade esportiva.
Nigel Mansell virou inspiração no projeto
“Examinamos muitos materiais diferentes em busca de inspiração e duas coisas se destacaram”, explica o Diretor Criativo Stefano Favaro. “Uma era a bandeira quadriculada preta e branca e a outra era um dos trajes de corrida de Nigel Mansell de sua época na Williams, que escolhi porque ele era um dos meus pilotos favoritos!
Os designers foram incumbidos de conceber uma abordagem inovadora para envolver os fãs com o esporte, aproveitando os recentes sucessos na expansão da base de torcedores. Enquanto em muitos esportes os times reinam supremos em termos de vestuário para os fãs, Favaro observa que a crescente popularidade do esporte, impulsionada pelos atuais proprietários, está alterando o cenário.
“Definitivamente, há uma tendência das pessoas quererem fazer parte de uma comunidade, e do jeito que as pessoas são hoje em dia, elas podem apoiar uma equipe, mas também querem se sentir parte do que chamamos de tribo”, ele explica. “Poderia ser a tribo do futebol, a tribo do basquete ou agora a tribo da F1 – então você não precisa necessariamente ser fã de um time.
Os designers da Puma receberam a missão de desenvolver uma linha de roupas “streetwear” da Fórmula 1 que capturasse sua dinâmica e velocidade, ao mesmo tempo em que criavam uma coleção coordenada de roupas adequadas para os profissionais que trabalham nos finais de semana de corrida no Paddock.
A velocidade e o movimento foram elementos-chave no design de ambas as coleções. No entanto, como incorporar a sensação de velocidade em peças de roupa? “É um desafio, mas tivemos sorte com a Fórmula 1”, diz Favaro com um sorriso. “Para mim, o próprio logotipo da Fórmula 1 é um símbolo de velocidade. É um logotipo icônico e queríamos fazer uma afirmação com esta coleção, então decidimos dar ainda mais destaque a ele!”