Oficial: Temporada 2024 da Stock Car tem adeus confirmado

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O ano de 2020 ficará eternamente marcado na história do automobilismo brasileiro como o período em que a Stock Car Pro Series apresentou um novo projeto que, nos meses seguintes, intensificaria ainda mais a famosa rivalidade entre as equipes da categoria.

O modelo JL-G09B foi concebido em poucos meses em uma colaboração entre a Vicar, promotora da competição, e os departamentos de engenharia das equipes participantes.

Durante esse processo, o mundo foi fortemente impactado pela epidemia de COVID-19, uma tragédia que também teve efeitos significativos no segmento esportivo e de eventos.

Mesmo enfrentando esses desafios, a Stock Car manteve seu compromisso de introduzir um novo carro que apresentasse linhas mais próximas aos modelos disponíveis para os consumidores nas concessionárias, aumentando assim a identificação entre os fãs e os carros de corrida.

Baseando-se na estrutura de seu antecessor, o novo projeto enfrentou desafios cruciais na equalização entre os modelos Cruze e Corolla. Os principais pontos de atenção incluíam a aerodinâmica equilibrada e a distribuição de peso, além de ajustes adaptativos em componentes específicos.

Após testes de equalização realizados em segredo em circuitos como Velocitta, Tarumã e Cascavel, os novos modelos foram aprovados. No entanto, faltava o teste final: a competição. Esse momento ocorreu em 26 de julho de 2020, na pista de Goiânia, com a histórica vitória do Toyota Corolla pilotado por Ricardo Zonta.

Adeus do modelo já está confirmado

Ao longo das últimas quatro temporadas, a versão B do JL-G09 foi protagonista de feitos históricos para a Stock Car, incluindo a realização da primeira etapa do automobilismo brasileiro em um aeroporto comercial em operação, no Galeão, Rio de Janeiro, em 2022; o retorno da categoria ao exterior para a corrida de Buenos Aires (2023); e a celebração da 150ª corrida da Stock Car Pro Series no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no ano passado.

Desde então, o JL-G09B disputou 90 corridas, alcançando sucesso considerável no objetivo de seus projetistas: promover um maior equilíbrio na Stock Car. Em 2023, por exemplo, duas montadoras terminaram o ano empatadas em vitórias, com a Chevrolet e a Toyota conquistando 12 primeiros lugares cada. Outro indicador notável é o fato de a Stock Car registrar mais de 25 carros separados por menos de meio segundo, uma marca espetacular.

Com uma temporada restante antes da introdução de um novo projeto na Stock Car, o JL-G09B ainda tem 24 corridas pela frente – duas por etapa. Até o momento, os pilotos de maior sucesso com o modelo atual foram Ricardo Maurício e Gabriel Casagrande.

Com 17 vitórias, é pouco provável que Ricardinho perca o título de maior vencedor na história do modelo. E Casagrande é o único até agora a conquistar mais de um título: foi campeão em 2021 e 2023, enquanto Maurício venceu o campeonato de estreia do JL-G09B e Rubens Barrichello levou a coroa em 2022.

Em 2025, a Stock Car competirá com um novo e revolucionário modelo desenvolvido pela Audacetech, sua coirmã especializada em tecnologia. São esperadas mais duas montadoras, que se juntarão à Toyota e à Chevrolet na competição.

Até lá, os fãs da categoria poderão se despedir do JL-G09B, um carro que deixará sua marca na história como um dos projetos mais impressionantes do automobilismo nacional.

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