A Ferrari anunciou nesta quinta-feira (9) que Xavi Marcos Padros deixará o cargo de engenheiro de corrida de Charles Leclerc. Quem assumirá o posto será Bryan Bozzi. Em uma breve nota, a Scuderia comunicou que a mudança terá efeito a partir do GP da Emília-Romanha.
No entanto, ressaltou que o espanhol permanecerá na equipe, agora se dedicando ao desenvolvimento em outras áreas importantes da fábrica, embora sem especificar quais.
Marcos Padros está na Ferrari desde 2018 e tem trabalhado em estreita colaboração com Leclerc desde que o piloto monegasco ingressou em Maranello na temporada de 2019.
Como engenheiro de corrida de Charles, contribuiu para as cinco vitórias conquistadas pelo piloto até o momento, além do vice-campeonato mundial em 2022. Anteriormente, Marcos Padros também teve passagens pela HRT e pela Williams, onde desempenhou o papel de engenheiro de performance de Felipe Massa.
Novo engenheiro de Leclerc tem longa carreira na Ferrari
Bozzi ingressou na Ferrari em 2012 e ocupava o cargo de engenheiro de performance de Leclerc. Ao longo de sua trajetória na equipe, também desempenhou funções como engenheiro de túnel de vento e de aerodinâmica.
Por outro lado, no que diz respeito a Carlos Sainz, o responsável por comandar as ações por rádio durante as corridas continua sendo Riccardo Adami, que ocupa essa posição desde 2015, período que remonta à época de Sebastian Vettel.
Atualmente, a Ferrari está em segundo lugar no Campeonato de Construtores, acumulando 187 pontos. A equipe conquistou uma vitória em 2024, com Sainz no GP da Austrália, uma corrida que também testemunhou a dobradinha da Scuderia. Leclerc ocupa a terceira posição no Campeonato de Pilotos, somando 98 pontos, enquanto o espanhol acumula 83 pontos.