O dia que a Ferrari baixou a ordem e impediu a primeira vitória de Rubinho na Fórmula 1

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No dia 18 de junho de 2000, apenas 0s174 separaram Michael Schumacher de Rubens Barrichello no GP do Canadá e com isso o brasileiro viu a chance da tão sonhada primeira vitória na Fórmula 1 bater asas.

Apesar da proximidade com a vitória como nunca antes, o brasileiro não pôde, na verdade, tentar vencer. Isso ocorreu porque a Ferrari ordenou que Rubinho protegesse a liderança de Schumacher no final da corrida em Montreal.

Situação do campeonato naquele momento

Schumacher chegou a Montreal liderando o campeonato com uma vantagem de 12 pontos sobre David Coulthard (McLaren), com Mika Hakkinen (McLaren) em terceiro, 17 pontos atrás, e Barrichello a 24 pontos do líder da tabela. A expectativa era de mais uma disputa acirrada entre os pilotos da Ferrari e da McLaren.

Na classificação, realizada sob o sol, o alemão prevaleceu por uma estreita margem de apenas 0s098 sobre Coulthard, com Barrichello e Hakkinen formando a segunda fila. No entanto, o domingo amanheceu com céu nublado em Montreal, embora sem chuva no momento da largada. Ainda assim, havia previsão de chuva ao longo da corrida.

Pulo de Villeneuve pra cima de Barrichello

Na volta de apresentação, Coulthard enfrentou problemas para sair do grid e só conseguiu com a assistência dos mecânicos. O escocês ainda conseguiu evitar que todos ultrapassassem sua posição e retornou ao seu lugar na primeira fila ao lado de Schumacher. Na largada, Schumi e Coulthard mantiveram as primeiras posições, enquanto Jacques Villeneuve pulou de sexto para terceiro, à frente de Barrichello e Hakkinen.

Schumacher e Coulthard logo abriram uma vantagem considerável, enquanto Villeneuve, com um ritmo mais lento, funcionava como um obstáculo para Barrichello e Hakkinen. A situação do alemão melhorou ainda mais quando o escocês foi punido com uma parada de dez segundos nos boxes por sua irregularidade na saída da volta de apresentação. Na volta 14, Coulthard cumpriu a penalidade e caiu para décimo lugar.

Rubinho assume o 2º lugar

Depois de muita insistência, Barrichello finalmente conseguiu ultrapassar Villeneuve na volta 25 de 69, na freada para o hairpin. Logo em seguida, o brasileiro estabeleceu a melhor volta por três vezes consecutivas, mas já estava 20 segundos atrás de Schumacher. Na metade da corrida, Hakkinen também deixou o canadense para trás.

Estava prevista apenas uma parada nos boxes para reabastecimento, e Schumacher fez isso na 35ª volta. Pouco depois, enquanto os outros pilotos também paravam, começou a chover em Montreal. Barrichello estava liderando porque ainda não tinha parado, e quando finalmente entrou nos boxes, a Ferrari poderia ter optado por colocar pneus de chuva, mas escolheu outro jogo para pista seca.

Rubinho prejudicado pela estratégia

Nesse momento, a chuva já estava mais intensa e uma troca para pneus de chuva se tornou absolutamente necessária. Schumacher fez sua parada nos boxes na volta 45 e, logo em seguida, Barrichello entrou para seu segundo pit stop. Hakkinen demorou mais uma volta para trocar seus pneus.

Como a Ferrari havia acabado de realizar a segunda parada com Schumacher, os pneus de chuva não estavam prontos para a troca de Barrichello. Isso resultou em perda de tempo para o brasileiro, permitindo que Giancarlo Fisichella o ultrapassasse. No entanto, Barrichello conseguiu recuperar rapidamente o segundo lugar na pista.

A ordem da Ferrari

Com a pista ficando cada vez mais molhada, Schumacher teve um momento de escapada no final da reta dos boxes, mas conseguiu retornar ao traçado após evitar ficar preso na caixa de brita. Naquele momento, ele desfrutava de uma vantagem de meio minuto sobre Barrichello.

Nas voltas finais, Schumacher começou a enfrentar problemas devido ao ritmo reduzido, especialmente nas frenagens, e Barrichello se aproximou rapidamente. Se fosse qualquer outro adversário, o alemão poderia ter perdido a corrida, mas, como era seu companheiro de equipe, a Ferrari ordenou que as posições fossem mantidas. Assim, Schumi e Rubinho garantiram a dobradinha, seguidos por Fisichella, Hakkinen, Jos Verstappen (Arrows) e Jarno Trulli (Jordan).

A ordem de equipe não gerou muita polêmica. No entanto, Schumacher logo enfrentaria uma série de contratempos, com três abandonos consecutivos, resultando na perda da liderança do campeonato para um Mika Hakkinen revigorado.

Já Barrichello precisou esperar mais um pouco para vencer. A vitória veio algumas corridas depois no GP da Alemanha, disputado em Hockenheim. Schumacher no fim das contas acabou conquistando seu primeiro título pela Ferrari no final daquela temporada.

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