Mercedes revela problema com Lewis Hamilton no GP da Holanda de F1
O diretor técnico da Mercedes, James Allison, revelou que a equipe planejava uma estratégia de uma única parada para Lewis Hamilton no Grande Prêmio da Holanda, mas um problema os obrigou a seguir uma abordagem diferente.
Hamilton chegou ao GP da Holanda com forte impulso, após vencer duas das últimas três corridas, conquistando vitórias em Silverstone e Spa. No entanto, o GP da Holanda em Zandvoort trouxe uma reviravolta inesperada durante a qualificação, quando Hamilton foi surpreendentemente eliminado no Q2. Para piorar, ele também perdeu três posições no grid por bloquear Sergio Perez.
Começando a corrida com pneus macios, Hamilton fez um progresso rápido, subindo para o top 10 antes de parar para colocar pneus duros na volta 24. Ele voltou aos boxes na volta 49 para outro conjunto de pneus macios, embora Allison tenha revelado que essa segunda parada não estava nos planos.
Inicialmente, Hamilton deveria completar a corrida com os pneus duros, mas um travamento danificou os pneus, forçando uma parada extra, o que acabou comprometendo a estratégia planejada.
Hamilton retornou à pista na oitava posição, onde terminaria a corrida, uma posição atrás do companheiro de equipe George Russell.
Diretor se manifestou sobre o problema
Questionado no relatório da Mercedes sobre o GP da Holanda se uma estratégia de macio/médio/macio teria sido mais eficaz do que usar pneus duros naquele período intermediário, Allison respondeu: “Possivelmente, embora os duros parecessem uma boa escolha, provavelmente foram os melhores pneus para aquela corrida.”
“A verdadeira questão é: uma parada teria sido melhor do que duas? Se a opção era fazer apenas uma parada, então, considerando a posição de largada do Lewis, começar com pneus macios foi uma boa escolha para o primeiro trecho, pois conseguimos ganhar algumas posições. Depois disso, a estratégia era seguir com pneus duros até o final.
Essa foi a decisão estratégica, e os pneus duros eram, sem dúvida, a melhor escolha para ir até o fim da corrida. No entanto, tivemos que abandonar essa estratégia e adotar macio/duro/macio porque Lewis sofreu um travamento que danificou os pneus, comprometendo o ritmo do carro.
A partir daí, estávamos em uma estratégia de recuperação, precisando fazer duas paradas. E os pneus macios foram nossa melhor opção para completar a corrida.”